Tudo bem. Hoje tem Google Earth, GPS e o escambau, mas na falta desses recursos tecnológicos, a escala de redução, indicada junto ao título no canto superior esquerdo das cartas náuticas, pode ser usada para medir a distância de uma travessia.
Na carta 1501 (Baía de Guanabara) a escala natural utilizada foi de 1 para 50.000 (1:50 000), ou seja: cada centímetro na carta equivale a 50.000 centímetros no terreno, ou 500 metros (é só cortar os dois zeros da direita pra ter a medida em metros). Mas atenção! Esta equivalência só existe com exatidão na latitude 22° 52', 8 (foto). Em latitudes acima ou abaixo desta não vai bater certinho devido a uma deformação (latitudes crescidas) produzida quando se faz uma carta na Projeção de Mercator. Mas isso é assunto para outra postagem. Vamos ao que interessa.
Uma régua colocada entre a Praia Vermelha e a prainha de Piratininga marca 12,5 cm, então a distância real aproximada da travessia é de 6,2 km. Como ninguém rema numa perfeita linha reta mesmo, dá pra arrendodar pra uns 6,5 km de remada.
Esse método é prático e atende bem a necessidade de medir aproximadamente pequenas distâncias. Mas se a ideia for fazer longas expedições, o certo mesmo é usar a escala de latitudes, porque considera o arqueamento da superfície da Terra, acompanhando a deformação das latitudes crescidas, e dá a medida em milhas náuticas.
Perfeito!
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