Intermediários

Processos, ferramentas e ambientes para objetivos subjetivos

O que é invisível a nós? Que coisas escapam aos cinco sentidos, que estão presentes mas não podem ser definidas? Ou seria a pergunta, o que é o invisível?

Um objeto é comum. Porém quando é portador de um poder, o que passa a ser? Um talismã, uma arma, um instrumento? O poder transforma o objeto em um veículo, uma ferramenta que permite ao seu operador realizar o objetivo proposto. Igualmente, uma área quando designada e delimitada passa a ser o espaço que possibilita o acontecimento do objetivo proposto. E interessam também os espaços de fronteiras pouco definidas, como são os espaços emocionais e espirituais, da mesma forma os dos sonhos e os das fantasias. Espaços estes que são abstratos e impalpáveis, que se permeiam e se confundem entre si, onde entramos e de onde saímos constantemente sem nos dar conta.

Os objetos-espaços atuam entre o físico, o psicológico, o emocional e o invisível. São intermediários e como tal passam a depositários de possibilidades, poderes e anseios. Pontuam o silêncio. São ações poéticas que existem no vazio entre as continuidades.

Rodrigo Cardoso, 2006

domingo, 31 de julho de 2011

Expedição de caiaque até Santos chega à Praia da Caveira

Durante toda sexta-feira fiquei sem notícias do Bruno. Não recebi o relato do dia e quando tentava ligar não tinha sinal. Fiquei preocupado vendo a previsão de sábado anunciando a entrada de uma frente fria com ventos de até 23 nós. Sabia que o Bruno já devia estar na praia da Caveira, isso era bom, mas o trecho seguinte, passando pelo sul da Ilha de São Sebastião, seria um dos mais sinistros da viagem, e só deveria ser feito em condições favoráveis, o que não era o caso.
Remada de sexta-feira: Praia do Cedro - Praia da Caveira
Na quinta, eu tinha mandado a previsão de sábado também, justamente porque estava engrossando.

"windguru ilha bela para sábado 30/7:
no geral o vento piora: vira para sw ao meio dia.
hora/vv/dv/ho/do
3/10/nnw/1.2/e
6/10/nnw/1.2/ese
9/8/wnw/1.2/sse
12/9/sw/1.2/sse
18/6/sw/1.3/sse
21/5/sw/1.2/sse
rajadas de 15 nós pela manhã (até 15hs) depois cai p 11 e ànoite 8 nós.
Firme no remo!!!
Abraço." (28/7 às 15h48)
Praia da Caveira
Só que  ficou ainda pior. Mesmo sem saber se receberia, mandei pro Bruno a previsão de sábado atualizada, recomendando que ficasse em terra. Se de fato não recebesse o aviso, ainda me restava confiar no seu bom senso.

"Atenção!!!
Ventos fortes de 12 nós c rajadas de 23 nós pela manhã.
Previsão ilha bela p sábado 30/7:
hora/vv/dv/ho/do
3/9/ne/1.2/ese
6/12/nne/1.2/sse
9/11/nne/1.4/sse
12/7/w/1.3/sse
15/6/ssw/1.2/sse
18/4/s/1.2/sse
21/5/s/1.2/sse
raj. de 23 nós às 9hs, 13 nós às 12hs e vai caindo.
Um bom dia pra ficar em terra firme.
Domingo, 31/7 vento fraco 2 nós sse.
Abraço." (29/7 às 21h)

Sábado eu estava na PU e o telefone tocou. Era uma ligação a cobrar de um número estranho, e não completava. Na terceira tentativa consegui ouvir a voz do Bruno. Ele estava falando de um telefone público na praia do saco do Eustáquio. Disse que não pôde ver minhas mensagens, mas que o mar tava brabo e que iria passar mais uma ou duas noites na Caveira. Respondi que era mesmo dia de ficar em terra, mas que no domingo (hoje) teria uma janela boa pra fazer a virada da ponta do Boi pra tentar chegar no Bonete. Nos despedimos, e, aliviado, fui remar.
    

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Espécies exóticas invasoras

A Secretaria Estadual do Ambiente, através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas e da DIBAP/INEA, vem trabalhando em parceria com o Instituto Biomas da UERJ, pesquisadores da UFRRJ e demais pesquisadores de instituições científicas, na construção de uma lista estadual de espécies exóticas invasoras.
No entanto, para a elaboração de uma lista oficial, entendemos ser necessário a participação dos demais técnicos e pesquisadores do estado que atuam ou pesquisam a temática. Nesse sentido, estamos disponibilizando para consulta pública uma lista preliminar elaborada por estes pesquisadores e técnicos da SEA e INEA, para a construção de uma lista estadual.
O documento em consulta pública que ora disponibilizamos, contem 174 espécies exóticas invasoras da flora e fauna terrestre, dulcícola e marinha em uma planilha, com instruções de preenchimento.
Para participar basta fazer o download do arquivo (planilha) com as espécies no site da SEA (http://www.ambiente.rj.gov.br/) ou do INEA (http://www.inea.rj.gov.br/), seguir as instruções que se encontram na própria planilha e, após, enviar as contribuições para o endereço eletrônico.
AGRADECEMOS DESDE JÁ A PARTICIPAÇÃO DE TODOS Prazo final para o envio: 8 de setembro de 2011
Maiores informações:
Telmo Borges – Superintendência de Biodiversidade e Florestas/SEA: 2334-5908 telmobsf@yahoo.com.br
Diana Levacov - DIBAP/INEA: 2332- 5721
diana.levacov@inea.rj.gov.br

Bruno Fitaroni desembarcou ontem na Praia do Cedro

Em quase três horas de remada, Bruno percorreu os 16,7 Km que separam as Praias Vermelha do Sul e do Cedro.

Praia do Cedro
Ontem recebi o relato.
"QUINTA, DIA 28/7.
PR. VERMELHA DO SUL (OU DO CENTRO) - PR. DO CEDRO:
16,7KM EM 2:57HS. VEL. MED. 5,7KM/H. VEL. MAX. 8,7KM/H.
HORA DE CHEGADA: 11:07HS.
DIA DE SOL, POUCO VENTO.
EMBARQUE TRANQUILO NA PR. VERMELHA.
CAFÉ DA MANHÃ EMBARCADO.
PERNADA PEQUENA MAS PENOSA.
CORPO DOÍDO E PENSAMENTO LONGE.
SENTADO AGORA DE FRENTE PARAI. BELA.
AMANHÃ ME AFASTO BASTANTE DE TERRA, CERCA DE 30KM, DEPENDENDO DO VENTO, SEM PLANO B.
ACABO DE GUARDAR A SEGUNDA CARTA NÁUTICA. EBA!
DO MAR,
FITARONI"
Da Praia Vermelha do Sul à Praia do Cedro: oitava pernada
"Beleza?
Windguru Ilha Bela 6ª feira, dia 29/7:
hora/vv/dv/ho/do
3/9/nnw/1.2/e
6/9/nnw/1.2/ese
9/9/nnw/1.3/ese
12/7/nnw/1.3/ese
15/3/n/1.2/ese
18/6/nne/1.2/ese
21/9/n/1.2/ese
Rajadas de até 13 nós pela manhã, cai p 7, depois sobe p 11.
Abraço e vamos em frente!!!"
Praia do Cedro

Viagem de caiaque entre Rio e Santos chega à Praia Vermelha do Sul no litoral de São Paulo

Nosso amigo Bruno Fitaroni, depois de enfrentar um vento WSW muito forte, desvia pra a costa e desembarca em segurança na Praia Vermelha do Sul.

QUARTA, DIA 27/7.
ILHA DAS COUVES-PR. VERMELHA DO SUL (LOGO APÓS PT. GROSSA).
21,4 KM EM 3:32HS. VEL. MED. 6KM /H, VEL. MAX.11,8 KM/H.
HORA CHEGADA 13:33HS.
MANHÃ LINDA DE SOL. POUCO VENTO (E) E ONDAS A FAVOR (SSE).
MUDANÇA DE CURSO DIRETO PARA CANAL DA I. ANCHIETA.
PASSAVA BEM LONGE DA COSTA QUANDO VENTO RODOU E ENTROU WSW MUITO FORTE DIMINUINDO VELOCIDADE PELA METADE (3,5KM/H) E ME FORÇANDO A BUSCAR ABRIGO NA PR. VERMELHA DO SUL.
PRAIA COM ONDA MAS BOA PARA PERNOITE.
DESEMBARQUE UM POUCO DIFÍCIL. PRIMEIRO ROLAMENTO DA VIAGEM NA ARREBENTAÇÃO.
AMANHÃ PR. DO CEDRO.
SAUDAÇÕES DO MAR.
FITARONI.
Ilhas das Couves - Praia Vermelha do Sul
Depois de receber a mensagem nos falamos por telefone.
- E aí, Bruno, como estão as coisas?
- Tudo certinho. Tô na Praia Vermelha. Estava indo pra Ilha anchieta e de repente começou a soprar um SW brabo, tive que mudar o curso.
- Esse vento não estava previsto...
- Tava não...
- Essa Praia Vermelha do Sul é a mesma que a do Centro?
- É. Aqui chamam Praia Vermelha do Centro, mas na carta está do Sul.
- Vi que rolou no desembarque...
- Foi. Tava indo direitinho e de uma hora pra outra, vupt! Mas desvirei logo. No quebra côco é que entrou água e muita areia. deu um certo trabalho pra limpar o caiaque...
- Mas tem muita onda?
- Tem. É uma praia de surfistas. Só quero ver como vou sair daqui amanhã...
- Sai pelo lado onde os barcos estão fundeados.
- Não tem barco fundeado aqui, não.
- Nesse caso...
- Vou me virar.
- Mas desvira logo. Tô mandando a previsão do tempo, dá uma olhada. Vou mandar a de sexta também.
- Beleza.
- Firme no remo!
- Firme!
- Amanhã  a gente se fala de novo.
- Ok, abração.
- Abração. Vai descansar.
- Valeu.
Praia Vermelha do Sul
"Previsão windguru ilha bela p 5ª feira, 28/7:
hora/vv/dv/ho/do
3/4//n/1.2/e
6/3/n/1.2/e
9/4/nne/1.2/e
12/5/e/1.1/e
15/8/e/1.1/e
18/9/ene/1.1/e
21/8/ne/1.2/e
Rajadas de 4 nós pela manhã, sobe p 10  12 a partir de 13hs.
Praia Vermelha do Sul
Previsão para sexta, 29/7:
Ventos mais fortes: 9 nós, com rajadas de até 13 nós vindas de NW e virando p N às 12hs e NE ás 13hs.
Ondas de ESE, 1.2m."

terça-feira, 26 de julho de 2011

Canoagem Oceânica: atualizando as notícias da travessia Rio-Santos

Paradeiro do Bruno:
SAB 23 JUL. PR. MEROS -MTA CHUVA.
SEM VISUAL DE JUATINGA.
CANAL COM VENTO E ONDA.
MAIS UM PERNOITE NOS MEROS.
VI UMA BALEIA!
AMANHÃ SONO.
ALOHA!
FITARONI
Ilha das Couves
DOMINGO 24 MEROS-SONO. 38,2 KM 05:O8H. VEL MED 7,4KH MAX 15,8KH.
CHEGADA 13:58H. VENTO LESTE FORTE A FAVOR. BOA VEL NO CANAL.
UM POUCO MEXIDO PX JUATINGA BAST MEXIDO CONT...
E NA JUATINGA TUDO BAGUNÇADO.
NA PONTA NEGRA ENTRE ILHOTE E COSTEIRA MAR UM POUCO NERVOSO.
CHEGUEI NO SONO! ENCONTREI DEBORAH.
VIVA!
FITARONI

SEGUNDA 25.
DIA DE SECAR, ARRUMAR, REORGANIZAR, PLOTAR E CHECAR MIL COISAS PARA PARTIR.
COMENDO PEIXE FRITO.
AMANHÃ ILHA DAS COUVES.
ALOHA.
FITARONI
Ilha das couves
BRUNO, ANIMADÍSSIMO JÁ CHEGOU NAS COUVES.
CHEGO AMANHÃ AÍ.
MANTENHA ENVIO DA PREVISÃO:)
ATÉ!
DEBORAH
Sexta pernada: Praia do Sono - Ilha das Couves
TERÇA, DIA 26/7.
PR. DO SONO - ILHA DAS COUVES.
25,4 KM EM 3:33HS.
VEL. MED.7,1 KM/H. VEL.MAX. 16,5 KM/H.
HORA CHEGADA 3:03H.
DIA DE SOL.
VENTO LESTE E ONDAS DE SE AJUDARAM BASTANTE NA METADE DO CAMINHO.
BOAS VAGAS SURFADAS NO CAMINHO. VEL. MAX. ALTA.
CRUZEI A FRONTEIRA DO RIO COM SAMPA (CABEÇA DO ÍNDIO).
A OLHA DAS COUVES É LINDA E TEM UM VISUAL FANTÁSTICO, DIFÍCIL DE DESCREVER.
CONTEMPLANO UM BELO POR DO SOL.
AMANHÃ PRAIA DO CEDRO.
SEGUINDO EM FRENTE.
FITARONI

"O tempo está melhor. Manda ver! Está indo bem!
Previsão Ubatuba, 4ª feira 27/7:
hora/vv/dv/ho/do
3/8/nw/1.3/e
6/8/nw/1.3/e
9/6/nw/1.3/e
12/5/s/1.2/e
18/2/sse/1.2/e
21/2/ne/1.2/e
Rajadas 7 nós max.
Abraço e firme no padelo!
Rodrigo"

Recapitulando:
Dia 1 - 3ª feira 19: P. Urca - P. Perigoso (51,6 km)
Dia 2 - 4ª feira 20: P. Perigoso - Pombeba (44,7 km)
Dia 3 - 5ª feira 21: Pombeba - Parnaioca (45,1 km)
Dia 4 - 6ª feira 22: Parnaioca - P. Meros (14,9 km)
Dia 5 - Sábado 23: P. Meros
Dia 6 - Domingo 24: P. Meros - P. Sono (38,2 km)
Dia 7 - 2ª feira 25: P. Sono
Dia 8 - 3ª feira 26: P. Sono - I. Couves (25,4 km)
Total até hoje: 219,9 km

Matéria sobre as Cagarras no O Globo de ontem



segunda-feira, 25 de julho de 2011

De caiaque entre Rio e Santos: mensagens da Praia do Sono

"QUINTA-FEIRA, 21/7.
POMBEBA-PARNAIOCA EM 7:16H.
VEL MEDIA 6.3 KM/H. VEL MÁX. 10.5 KM/H.
MUITOS GOLFINHOS NA POMBEBA E NO CANAL (GUAÍBA) TAMBÉM.
VENTO RUIM NO INÍCIO (NW) E MUITO RUIM NO FINAL (SW). CANAL TRANQUILO.
TÔ NA PARNAIOCA! PARATIBUM!
NOITE FRIA. PF QUENTE.
AMANHÃ É DIA DE PASSAR PELO DRAGO E TALVEZ JUATINGA.
ALOHA.
FITARONI."
Bruno não foi para Caxadaço, foi direto para Parnaioca. Sábia decisão, pois em Parnaioca pôde ficar no camping da Janete, sababorear um feijão com arroz, recarregar baterias do celular, da máquina fotográfica e as próprias. Decisão corajosa também, uma vez que a pernada de 35,5 km ficou com 47,2. Bravo!

Terceira pernada: Pombeba-Parnaioca 
 "SEXTA-FEIRA, 22/7.
PARNAIOCA- PR. DOS MEROS.
14.9 KM EM 2:47H. VEL. MÉDIA 5.4KM/H. CHEGADA AS 12:38H.
VENTO SW FORTE.
O GRANDE DRAGO DOS MARES PERMITIU MINHA PASSAGEM.
ONDAS DESENCONTRADAS NA COSTEIRA DRAGO-MEROS.
PONTA DOS MEROS COM UM POUCO DE ONDA.
CANAL COM MUITO VENTO.
MÃO DOÍDA.
AMANHÃ (SÁB) VOU TENTAR CHEGAR EM MARTINS OU NO SONO.
CHOVE UM POUCO. VISIBILIDADE MUITO REDUZIDA.
HOJE NÃO VAI TER PITÚ. RIO MUITO VAZIO. KKK.
PS: MUITA CHUVA A NOITE. REMAR CONTRA A MARÉ SE LÁ ESTIVER SUA VERDADE.
FITARONI"
Quarta pernada: Parnaioca-Meros.
Hoje, domingo, Bruno deve estar na Praia do Sono. Acho que a ideia era passar duas noites por lá antes de seguir caminho para a Ilha das Couves. É o que imagino: amanhã deve zarpar mais uma vez.
De qualquer modo os dados meteo dos próximos dias deverão ser referentes à Ubatuba. Olhei o windguru, DHN e climatempo e mandei.

"Previsão windguru Ubatuba para 2ª feira, 25/7.

hora/vv/dv/ho/do
3/11/ene/1.8/e
6/10/ne/1.7/e
9/10/ene/1.7/e
12/11/ene/1.7/e
15/12/e/1.8/e
18/12/ene/1.9/e"

"DHN previsão área Charlie válida p dias 25 e 26/7: nevoa umida junto a costa, vento de ne/n 4/5 até 6 beaufort c rajadas, ondas de se/ne 0.5/1.5m, visibilidae boa passando p  moderada/restrita durante a névoa.
Não tem aviso de mau tempo p área.
Vc está no sono? Rema amanhã? 
O windguru mostra vento de até 17 nós de ne/e.
Climatempo diz ventos de ene c até 18 km/h."

"Pelo climatempo ubatuba não chove amanhã 2ª, nem depois 3ª. Céu encoberto."
Quinta pernada: Meros-Sono

Comentários do fórum do CCC:

"Beleza !!!!!!!!!!!!!!! Muito Bom !!!!!!!!!!!!!!!
Gustavo."

"...e remando, remando e remando...
Marco Tavares"

"Show!
Estamos juntos pegando uma carona na aventura!
Não tem um dia que eu não pense: caraca, onde será que o Bruno está agora?
Daniel"

""Vamos coragens!!não vamos desistir!!"
"cap.Fitaroni!!vem mais tempestade por là!!"
"não temam o mar amigos!!entrem em harmonia com o Grande Ulmo!!"
Lembrando agora da circunavegação da Ilha Grande,percebo o quanto é bom navegar com amigos...digo isso porque quando atravessamos Jorge Grego-Parnaióca,teve uma hora que o bicho pegou mesmo...perdemos a visibilidade da ponta da Parnaióca(referencia visual)e realmente rezei pra tudo quanto é deus do Mar nesse dia...olhei para um lado e pro outro e só vi neblina e teto baixo...tudo isso mesclado com raios e trovões pra botar mais adrenalina na parada...então meu amigo Fitaroni,com sua grande calma de sempre,bradou!!"não desistam coragens!!"O maluco tava com o timpano furado e mesmo assim conseguiu dar força pra galera vencer o medo e seguir navengando firme até a Parnaioca...
Agora.lendo suas palavras e mns rola uma certa tristeza por não estar acompanhando meu grande amigo...tudo bem...como ele mesmo disse"não chegou ainda sua hora Caranguejo...vou fazer sozinho e depois vamos todos juntos!!"beleza...respeito a ordem.
Na travessia Parati-Trindade rolou uma situação semelhante quando essa turma de amigos,atravessou a tão falada Ponta da Joatinga...na Ilha remava em dupla com minha parceira Lariana mas desta vez estavamos eu e Ulmo: o Justo...primrira travessia com meu espiritual barquinho...no começo da passagem começou a rolar um medão mas por ter treinado e me forçado até o limite durante um ano e meio,entrei em harmonia com o lugar e me senti pleno e sublime...rolava uns ondões pontudos e traiçoeiros e eu e Ulmo, nos sacudiamos como dois cães molhados...mas foi um dos lugares mais bonitos e poderosos no qual tive oportunidade de navegar.
Fitaroni esta navengando solo por essas águas mas querem saber?? minha preoculpação com ele se transformou em inspiração...realmente essas viagens e travessias me fazem refletir como estou agindo e atuando na minha vida diária..."sera que estou sendo um bom filho?namorado?amigo?um ser humano de bem?"acho que sim...realmente acho que sim...a gente fica mais corajoso...não machão mas mais corajoso no sentido de ter perdão e bondade no coração...não sou santo...não mesmo...mas com essa turma de amigos encabeçada pelo cap.Fitaroni aprendi e vi que o melhor de nossas vidas está sempre por vir...isso sim é ser um verdadeiro coragem que acredita que o mundo não é mau e sim bom pra cacete...viver é bom demais!!E se a gente tem um ou dois camaradas que te inspirem,podemos nos considerar pessoas de muita boa sorte!!É isso...força Bruno!!Sua jornada está apenas começando...sua verdadeira jornada é ser um cara do bem...e isso é realmente,sua verdadeira expedição...A jornada da Vida!!
Abraço na Alma
por Tonho Caranguejo"

sábado, 23 de julho de 2011

Remando um caiaque do Rio até Santos

Desde anteontem estamos sem notícias do Bruno, e enquanto ele estiver na parte de fora da Ilha Grande, sem sinal de celular, ficaremos sem saber nada da viagem. Pelo roteiro planejado, deve ter chegado em Caxadaço na quinta e partido para a Praia dos Meros na sexta, isso se o mar e os ventos tiverem sido condescendentes, pois nesse trecho o bicho pega. Como o Bruno gosta de dizer: é onde criança chora e a mãe não vê. E também não ouve.
- Alô...
- Bi bip!...O número que você ligou está fora de área ou desligado... Brii!...
A chegada de uma frente fria pode ter retido nosso herói em Caxadaço ou nos Meros, mas acredito que ele seguiu em frente, pelo menos até os Meros, onde suponho ter chegado ontem, sexta feira, completando aproximadamente 150 km de remada.
Quarta pernada
Mas pode ser também que tenha preferido deixar passar a chuva fazendo mais um pernoite em Caxadaço e estar seguindo hoje para os Meros. Enfim, quem sabe? Se uma operadora de telefonia, tipo Nextel, tivesse apoiando a  travessia, não estaríamos aqui sem saber onde ele está.
Seja como for, deve estar bem. Saiu bem preparado físicamente e materialmente. Na verdade, se ainda não passou pela Ponta do Drago e pela dos Meros, deve estar de doutor comendo uma lulinha à dorê lá em Aventureiro com um um copo de cerveja ou tequila na mão. Então, à la santé, tim tim!!!
Canoas caiçaras em Aventureiro
Ponta do Drago
Ponta do Drago
Ponta dos Meros
Praia dos Meros

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Travessia Rio-Santos de Bruno Fitaroni: segunda pernada

Bip!!!...Bip!!!...Bip!!!... 
...CHEGADA 16h10m
MAR GRANDE ENTRE PERIGOSO E GUARATIBA. PASSAGEM TRANQUILA PELO CANAL DE GUARATIBA.
ALGUMAS ENCALHADAS NO MANGUE (ECA) VENTO LESTE AJUDOU BASTANTE ATÉ METADE DA RESTINGA.
A NOITE ESTÁ LINDA E A BIOLUMINESCENCIA FAZ A AREIA PARECER UM CÉU ESTRELADO.
ESTARIA TUDO PERFEITO SE NÃO FOSSE PELOS RATOS. TEM MUITO RATO AQUI E MINHAS COMIDAS ESTÃO DENTRO DO KAYAK.
NÃO TENHO MEDO DELES,APENAS RESPEITO!
ALOHA!
FITARONI"

"Ok. Segue previsão windguru Angra dos Reis para 5ª feira dia 21/7...
...15h/3/ene/1.7/ene
18h/2/ne/1.6/se
Rajadas de até 10 nós pela manhã, depois cai pra 5.  
Rodrigo".

Nosso amigo, então, não dormiu na praia do Meio e sim na do Perigoso. É fácil confundir os nomes das quatro pequenas praias localizadas dentro dos limites do Parque Estadual da Pedra Branca e da Reserva Biológica de Guaratiba. Saindo de Grumari costeando pela direita a primeira praia a ser avistada é a do Inferno, depois vem a Funda; a do Meio, onde tem uma fonte e boas sombras de Amendoeiras, e, finalmente, a do Perigoso.
É uma região muito bonita, com vários atrativos além do mar limpo e das praias quase desertas. Tem o visual alucinante do topo da Pedra da Tartaruga; as ilhas da Peças, Urupira (Palmas) e Rasa de Guaratiba...  Vale muito o passeio. 
Ilhas das Peças e Urupira/Palmas vistas da Praia do Meio
Ilha das Peças
Só que o Bruno não está propriamente a passeio e a jornada do dia pedia concentração e foco. Passou pela Ilha Rasa, pegou mar grande na ponta de Guaratiba e entrou no manguezal passando por debaixo da ponte que leva até a restinga. Remou pelos canais sinuosos do manguezal até ver abrir a Baía de Sepetiba a sua frente, daí seguiu pra Pombeba. A velocidade média está ótima e a deriva do barco (desvio da rota) tem sido baixo, mais ou menos 3 km por pernada até agora.
Ilha Rasa
Entrada do Mangezal
Saída na Baía de Sepetiba
Pombeba: essa faixa fina de areia à esquerda
Hoje, 5ª feira,  segue direto pra Caxadaço na Ilha Grande, e durante um dia ficaremos sem notícias por falta de sinal do telefone na face sul da Ilha. Só voltaremos a fazer contato quando ele chegar na Praia do Sono para o quarto pernoite da invernada. Por conta disso nosso herói estará isolado no seu Big Brother particular, íntimo e pessoal. Continuamos na torcida.

Terceira pernada: Pombeba-Caxadaço

"[...] Bruno contou que a pior parte do dia foi a viradinha da costeira pra entrar no canal de Guaratiba.. ali tava grande.
Ele está bem e com boa voz :) Amanhã partirá para a Ilha Grande e ficaremos uns dias sem notícias...
Contei um pouco sobre a repercussão que está rolando entre os amigos, e ele agradeceu cada palavra de carinho!!!!
E essas ratazanas???
God!!!
[...]
Bjos
Deborah"
"Que bom que ele está avançando bem! :)
Estamos na torcida!
Bjs
J. Marcelo"

Essas ratazanas me fazem lembrar os ratos da Ilha das Folhas, perto de Paquetá. Num pernoite que fizemos ano passado perturbaram a noite inteira http://trilhasdomar.blogspot.com/2010/08/ilha-das-folhas.html. Não adiantou pedir com carinho nem mandar pedradas. De manhã encontrei meu saco estanque com um rombaço por onde as criaturas passaram um saco de pão sírio.
 
"Boas as notícias sobre a jornada do Bruno.
Para aliviar um pouco a preocupação... um filme da festa na Lage (parte 1): http://www.youtube.com/watch?v=R92BMdVecvU
Abs.
MAuro"

"aloha amigos!!
Cap.Fitaroni cruzou Praia do perigoso- Pombeba em 07;14 os 44 km de sua segunada pernada...tudo bem...segundo ele,pegou um marzão entre perigoso e guaratiba...devia ter altas ondas!!mas cruzando canal de guara foi tudo tranquilo...Rolou algumas encalhadas no mangue e segundo ele foi bem"eca".Cheiro de ovo podre.Ele pegou uma lestada de popa...ajuda bastante na navegada...
Sua noite foi bem bonita...céu estrelado e uma bioluminescenia que parecia um céu estrelado na areia...isso me fez lembrar um pernoite em que passamos em Cotunduba...bebemos meia garrafa de um jovem escocês de oito anos e dez litros de agua...então vimos eesas bio_luzes e reforçamos nossa amizade como bons bebados que estavamos...as vezes é bom sair um pouco da rotina e falar da vida pra quem se confia e podem ter certeza que confiânça o Bruno tem de sobra...acho que ele é meu melhor amigo de mar e de vida>
Bem...quem se lembra do relato de Paquetá,ouviu falar de Jabiru e sua gangue...Ratão corajoso que não mede esforços pra filar e roubar comida dos canoístas...segundo Bruno o bicho apareceu por lá dizendo:"aí Fitaroni!!lembra de mim??"então ele disse,"claro camarada!!te respeito muito..."
É isso...Bruno agora deve estar remando rumo a ilha grande,,,nossa tão querida morada do alto astral e energia boa...o dia esta lindo...e acredito que essa lestada continua ajudando meu amigo em sua jornada...e bons ventos e mares tranquilos te acompanhem querido amigo!!
Deve demorar um pouco as noticías futuras...na ilha não costuma ter sinal de celular mas assim que receber novas informaçãoes,escrevo ppra vcs beleza?
Força Bruno!!estamos todos com você em pensamento na sua épica jornada rumo a Santos!E firme na pazada!!!
Abraço na alma,
Por tonho caranguejo." 

"Vc é um poeta!!!
Aliás temos alguns aqui no CCC:Rodrigão e Caranguejo são feras!!!
Bacanas estes relatos!!!
Haroldo"

"Esses caras sabem fazer valer o real espírito de viver!!!!
A gente pode não conseguir ser "os melhores" mas só de inspirar alguém em ser melhor já paga a jornada!!!
Iuri"

terça-feira, 19 de julho de 2011

Travessia Rio-Santos: primeira pernada

As primeiras notícias chegaram pelo fórum do CCC nas palavras da Deborah.
"Depois de 51.6km, em 08h23m de remada (com apenas uma parada embarcada, para comer, na altura do Recreio) Bruno finalizou sua primeira pernada e desembarcou na Praia do Perigoso no fim da tarde de hoje.
Com ondas grandes e muito vento, unidos ao barco pesado neste início de travessia, a média de velocidade ficou em 6.1km/h, obrigando o Bruno a colocar raça na remada!!!! E no maior trecho da trip [...] O desembarque foi realmente muito tranquilo. Show de bola. [...] Pelas fotos que vi mais cedo de Grumari...com aaaaaltas ondas.. glupt!
!!!!! MANDOU SUPER BEM!!!!!!!
Mando em anexo umas fotos da preparação e arrumação do barco e partida rumo a Santos.
A previsão de vento e ondulação se mantém para amanhã, mas a segunda pernada, até Pombeba, é mais abrigada.
Envio mais news assim que souber.
Bjão!!
Deborah, orgulhosa no grau máximo, maximizado!! "
 
Ainda estava tentando ver as fotos quando meu telefone tocou. Tinha uma mensagem do Bruno com um breve relato:
"DIA 1 : PU - PRAIA DO MEIO
51.6KM EM 08H23M, MÉDIA DE 6.1KM/H E VELOCIDADE MÁX 11.8 KM/H.
VENTO CONTRA DURANTE TODO O DIA (SW), REMADA PESADA E POUCO PROGRESSO, ONDAS RELATIVAMENTE GRANDES E MAR BEM CONFUSO.
VI TRÊS PINGUINS, UMA TARTARUGA GRANDE E UMA ARRAIA ENORME PULOU BEM PERTINHO DE MIM.
ESTOU CANSADO MAS ESTOU BEM.
ACABO DE COMER E, DE SOBREMESA, TEM PALHA ITALIANA, UMA DELÍCIA!
ALOHA
FITARONI"
Não resisti e telefonei:
- Alô, Bruno?
- Fala, meeeestre dos maaaares!
- Chegou bem?
- Cheguei bem.
- Cansado?
- Moidinho...
- Alguma dificuldade além do que a gente já sabe?
- O trecho da Barra da Tijuca... É um saco... Muito chato e monótono. A paisagem não muda.
- É, sei como é. Recebeu a previsão meteo que mandei?
- Recebi, obrigado.
- Entendeu direitinho? Vou mandar a do windguru, é mais completa.
- Entendi. Tá otimo.
- O DHN não emitiu nenhum aviso de mau tempo na área.
- Legal.
- Olha, sua viagem está sendo acompanhada pela galera. Estão todos viajando contigo e torcendo muito por você. Tá sendo uma inspiração... Já criou um alvoroço... Todo mundo muito animado, querendo fazer uma remada longa... Ilha da Mãe, Rasa, Jurubaíba...
- Que bom...
- Beleza, então. Vai descansar. Amanhã nos falamos de novo.
- Manda um abraço pra todo mundo.
- Mando sim. Um abraço pra você. Estamos Juntos.
- Valeu. Vou relaxar a carcaça agora.
- Ok, câmbio final.
- Câmbio final.
Mal pude conter minha emoção.
Mais tarde, vi no noticiário da TV ondas grandes na Barra. A orla estava cercada de espuma produzida por um vazamento de esgoto. Nosso amigo, além do cansaço, da monotonia e da solidão, ainda teve que remar no meio do caldo de merda! Mas acho que nem reparou...
Amanhã, a jornada será dentro da Baía de Sepetiba. Teoricamente abrigado, mas quem já fez esse trecho sabe que, dependendo da direção e intensidade do vento, a remada pode ser muito, muito rude. Boa sorte, amigo, estamos muito orgulhosos e torcendo muito!
Seguem as mensagens postadas no fórum do CCC.

"Bruno,
Vai com Deus!
Tenho certeza de que sua jornada será bem sucedida. Não se esqueça do que me ensinou: sempre avalie o triângulo das condiões.
Estarei enviando bons fluidos!
Boa viajem.
Mauro"

"Show!! Boa jornada!!
E volta logo p contar como foi!!
Maurício"

"Valeu Bruno, boa travessia!
Grande abraço.
Daniel Almeida"

"Bons ventos te levem e te tragam!
E que as beiradas te afaguem por todo o caminho!
Boa viagem Brunão, estaremos contigo todo o tempo!
Beijos
Lê"

"Bruno,
Boa travessia!
Marcelo Pitanga"

"Tive a oportunidade de assistir a partida do Bruno hoje de manhã! Com certeza essa aventura solo é sinistra!
Iuri"

"Rodrigo, se possível nos mantenha informados sobre as datas dele para que quando ele chegar à Santos, eu tentar colocar pessoas da canoagem para recebe-lo e fazer uma grande festa!
Jefferson Sestaro"

"Já é tarde. Bruno está no mar, a caminho da praia do Meio (Guaratiba). Boa sorte ao nosso amigo.
Rodrigo"

"Alo amigos
Tudo certo...Bruno partiu as 07:55 da manhã...houve alguns atrasos por conta do abastecimento do barco...Bruno foi de Storm,irmão mais velho de Ulmo...acompanhamos ele até o Bar Urca,eu e Deborah,e nos despedimos confiantes que nosso amigo,fará uma jornada excelente em companhia melhor ainda.Bem...vcs podem perguntar,"mas ele não foi solo?"sim foi solo mas ,acredito que companhia não falta nesse marzão dos deuses...
A primeira pernada será de aproximadamente,uns 45 km até Guaratiba...sudeste fraquinho...pelo menos aqui na Baía...
Queríamos acompanha-lo até cotunduba mas ele nos pediu pra ficar "solo" desde o Bar Urca...acredito que quando se vai navegar sozinho,o remador ja entra em "modus operantis"alguns dias antes...meu caro amigo já começou sua navegada ha uma semana atras por conta do planejamento e arremate de todos os utensílios que precisará pra travessia...
É isso amigos...VIBRAÇÕES POSITIVAS E MUITA PAZ pro nosso amigo Bruno...nosso pensamento agora é de força e energia boa pro nosso amigo querido.E "firme no remo Bruno!!",cap.da Equipe da Coragem!!!somos todos coragens!!!!
Abraço na alma
por Tonho Caranguejo"

"IMUUUUUUUUUUUUUA
ALOHA :)
Alê"

"Fiquei arrepiada,
com os olhos lacrimejando
e pensei...
como são queridas e corajosas essas pessoas que amo tanto!
Boa viagem Bruno querido!
Que o dia a dia seja a tua melhor bagagem!
Grande beijo
Lê, Juréia, Janaína, Joaquina, Maia e Abaeté"

"Boa travessia, cuidado, e perseverança Bruno. Se tivesse me chamado pra acompanhar iria contigo. Qualquer parada tou pronto pra te apoiar... !!! a qualquer hora !!!
Marco Tavares"

"Boa viagem comandante Bruno.
Que Iemanjá te guie!
Abração.
Edu Feijó"

É isso por hoje.
E amanhã...
Segunda pernada