Intermediários

Processos, ferramentas e ambientes para objetivos subjetivos

O que é invisível a nós? Que coisas escapam aos cinco sentidos, que estão presentes mas não podem ser definidas? Ou seria a pergunta, o que é o invisível?

Um objeto é comum. Porém quando é portador de um poder, o que passa a ser? Um talismã, uma arma, um instrumento? O poder transforma o objeto em um veículo, uma ferramenta que permite ao seu operador realizar o objetivo proposto. Igualmente, uma área quando designada e delimitada passa a ser o espaço que possibilita o acontecimento do objetivo proposto. E interessam também os espaços de fronteiras pouco definidas, como são os espaços emocionais e espirituais, da mesma forma os dos sonhos e os das fantasias. Espaços estes que são abstratos e impalpáveis, que se permeiam e se confundem entre si, onde entramos e de onde saímos constantemente sem nos dar conta.

Os objetos-espaços atuam entre o físico, o psicológico, o emocional e o invisível. São intermediários e como tal passam a depositários de possibilidades, poderes e anseios. Pontuam o silêncio. São ações poéticas que existem no vazio entre as continuidades.

Rodrigo Cardoso, 2006

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Travessia Rio-Santos de Bruno Fitaroni: segunda pernada

Bip!!!...Bip!!!...Bip!!!... 
...CHEGADA 16h10m
MAR GRANDE ENTRE PERIGOSO E GUARATIBA. PASSAGEM TRANQUILA PELO CANAL DE GUARATIBA.
ALGUMAS ENCALHADAS NO MANGUE (ECA) VENTO LESTE AJUDOU BASTANTE ATÉ METADE DA RESTINGA.
A NOITE ESTÁ LINDA E A BIOLUMINESCENCIA FAZ A AREIA PARECER UM CÉU ESTRELADO.
ESTARIA TUDO PERFEITO SE NÃO FOSSE PELOS RATOS. TEM MUITO RATO AQUI E MINHAS COMIDAS ESTÃO DENTRO DO KAYAK.
NÃO TENHO MEDO DELES,APENAS RESPEITO!
ALOHA!
FITARONI"

"Ok. Segue previsão windguru Angra dos Reis para 5ª feira dia 21/7...
...15h/3/ene/1.7/ene
18h/2/ne/1.6/se
Rajadas de até 10 nós pela manhã, depois cai pra 5.  
Rodrigo".

Nosso amigo, então, não dormiu na praia do Meio e sim na do Perigoso. É fácil confundir os nomes das quatro pequenas praias localizadas dentro dos limites do Parque Estadual da Pedra Branca e da Reserva Biológica de Guaratiba. Saindo de Grumari costeando pela direita a primeira praia a ser avistada é a do Inferno, depois vem a Funda; a do Meio, onde tem uma fonte e boas sombras de Amendoeiras, e, finalmente, a do Perigoso.
É uma região muito bonita, com vários atrativos além do mar limpo e das praias quase desertas. Tem o visual alucinante do topo da Pedra da Tartaruga; as ilhas da Peças, Urupira (Palmas) e Rasa de Guaratiba...  Vale muito o passeio. 
Ilhas das Peças e Urupira/Palmas vistas da Praia do Meio
Ilha das Peças
Só que o Bruno não está propriamente a passeio e a jornada do dia pedia concentração e foco. Passou pela Ilha Rasa, pegou mar grande na ponta de Guaratiba e entrou no manguezal passando por debaixo da ponte que leva até a restinga. Remou pelos canais sinuosos do manguezal até ver abrir a Baía de Sepetiba a sua frente, daí seguiu pra Pombeba. A velocidade média está ótima e a deriva do barco (desvio da rota) tem sido baixo, mais ou menos 3 km por pernada até agora.
Ilha Rasa
Entrada do Mangezal
Saída na Baía de Sepetiba
Pombeba: essa faixa fina de areia à esquerda
Hoje, 5ª feira,  segue direto pra Caxadaço na Ilha Grande, e durante um dia ficaremos sem notícias por falta de sinal do telefone na face sul da Ilha. Só voltaremos a fazer contato quando ele chegar na Praia do Sono para o quarto pernoite da invernada. Por conta disso nosso herói estará isolado no seu Big Brother particular, íntimo e pessoal. Continuamos na torcida.

Terceira pernada: Pombeba-Caxadaço

"[...] Bruno contou que a pior parte do dia foi a viradinha da costeira pra entrar no canal de Guaratiba.. ali tava grande.
Ele está bem e com boa voz :) Amanhã partirá para a Ilha Grande e ficaremos uns dias sem notícias...
Contei um pouco sobre a repercussão que está rolando entre os amigos, e ele agradeceu cada palavra de carinho!!!!
E essas ratazanas???
God!!!
[...]
Bjos
Deborah"
"Que bom que ele está avançando bem! :)
Estamos na torcida!
Bjs
J. Marcelo"

Essas ratazanas me fazem lembrar os ratos da Ilha das Folhas, perto de Paquetá. Num pernoite que fizemos ano passado perturbaram a noite inteira http://trilhasdomar.blogspot.com/2010/08/ilha-das-folhas.html. Não adiantou pedir com carinho nem mandar pedradas. De manhã encontrei meu saco estanque com um rombaço por onde as criaturas passaram um saco de pão sírio.
 
"Boas as notícias sobre a jornada do Bruno.
Para aliviar um pouco a preocupação... um filme da festa na Lage (parte 1): http://www.youtube.com/watch?v=R92BMdVecvU
Abs.
MAuro"

"aloha amigos!!
Cap.Fitaroni cruzou Praia do perigoso- Pombeba em 07;14 os 44 km de sua segunada pernada...tudo bem...segundo ele,pegou um marzão entre perigoso e guaratiba...devia ter altas ondas!!mas cruzando canal de guara foi tudo tranquilo...Rolou algumas encalhadas no mangue e segundo ele foi bem"eca".Cheiro de ovo podre.Ele pegou uma lestada de popa...ajuda bastante na navegada...
Sua noite foi bem bonita...céu estrelado e uma bioluminescenia que parecia um céu estrelado na areia...isso me fez lembrar um pernoite em que passamos em Cotunduba...bebemos meia garrafa de um jovem escocês de oito anos e dez litros de agua...então vimos eesas bio_luzes e reforçamos nossa amizade como bons bebados que estavamos...as vezes é bom sair um pouco da rotina e falar da vida pra quem se confia e podem ter certeza que confiânça o Bruno tem de sobra...acho que ele é meu melhor amigo de mar e de vida>
Bem...quem se lembra do relato de Paquetá,ouviu falar de Jabiru e sua gangue...Ratão corajoso que não mede esforços pra filar e roubar comida dos canoístas...segundo Bruno o bicho apareceu por lá dizendo:"aí Fitaroni!!lembra de mim??"então ele disse,"claro camarada!!te respeito muito..."
É isso...Bruno agora deve estar remando rumo a ilha grande,,,nossa tão querida morada do alto astral e energia boa...o dia esta lindo...e acredito que essa lestada continua ajudando meu amigo em sua jornada...e bons ventos e mares tranquilos te acompanhem querido amigo!!
Deve demorar um pouco as noticías futuras...na ilha não costuma ter sinal de celular mas assim que receber novas informaçãoes,escrevo ppra vcs beleza?
Força Bruno!!estamos todos com você em pensamento na sua épica jornada rumo a Santos!E firme na pazada!!!
Abraço na alma,
Por tonho caranguejo." 

"Vc é um poeta!!!
Aliás temos alguns aqui no CCC:Rodrigão e Caranguejo são feras!!!
Bacanas estes relatos!!!
Haroldo"

"Esses caras sabem fazer valer o real espírito de viver!!!!
A gente pode não conseguir ser "os melhores" mas só de inspirar alguém em ser melhor já paga a jornada!!!
Iuri"

Nenhum comentário:

Postar um comentário