Intermediários

Processos, ferramentas e ambientes para objetivos subjetivos

O que é invisível a nós? Que coisas escapam aos cinco sentidos, que estão presentes mas não podem ser definidas? Ou seria a pergunta, o que é o invisível?

Um objeto é comum. Porém quando é portador de um poder, o que passa a ser? Um talismã, uma arma, um instrumento? O poder transforma o objeto em um veículo, uma ferramenta que permite ao seu operador realizar o objetivo proposto. Igualmente, uma área quando designada e delimitada passa a ser o espaço que possibilita o acontecimento do objetivo proposto. E interessam também os espaços de fronteiras pouco definidas, como são os espaços emocionais e espirituais, da mesma forma os dos sonhos e os das fantasias. Espaços estes que são abstratos e impalpáveis, que se permeiam e se confundem entre si, onde entramos e de onde saímos constantemente sem nos dar conta.

Os objetos-espaços atuam entre o físico, o psicológico, o emocional e o invisível. São intermediários e como tal passam a depositários de possibilidades, poderes e anseios. Pontuam o silêncio. São ações poéticas que existem no vazio entre as continuidades.

Rodrigo Cardoso, 2006

segunda-feira, 25 de julho de 2011

De caiaque entre Rio e Santos: mensagens da Praia do Sono

"QUINTA-FEIRA, 21/7.
POMBEBA-PARNAIOCA EM 7:16H.
VEL MEDIA 6.3 KM/H. VEL MÁX. 10.5 KM/H.
MUITOS GOLFINHOS NA POMBEBA E NO CANAL (GUAÍBA) TAMBÉM.
VENTO RUIM NO INÍCIO (NW) E MUITO RUIM NO FINAL (SW). CANAL TRANQUILO.
TÔ NA PARNAIOCA! PARATIBUM!
NOITE FRIA. PF QUENTE.
AMANHÃ É DIA DE PASSAR PELO DRAGO E TALVEZ JUATINGA.
ALOHA.
FITARONI."
Bruno não foi para Caxadaço, foi direto para Parnaioca. Sábia decisão, pois em Parnaioca pôde ficar no camping da Janete, sababorear um feijão com arroz, recarregar baterias do celular, da máquina fotográfica e as próprias. Decisão corajosa também, uma vez que a pernada de 35,5 km ficou com 47,2. Bravo!

Terceira pernada: Pombeba-Parnaioca 
 "SEXTA-FEIRA, 22/7.
PARNAIOCA- PR. DOS MEROS.
14.9 KM EM 2:47H. VEL. MÉDIA 5.4KM/H. CHEGADA AS 12:38H.
VENTO SW FORTE.
O GRANDE DRAGO DOS MARES PERMITIU MINHA PASSAGEM.
ONDAS DESENCONTRADAS NA COSTEIRA DRAGO-MEROS.
PONTA DOS MEROS COM UM POUCO DE ONDA.
CANAL COM MUITO VENTO.
MÃO DOÍDA.
AMANHÃ (SÁB) VOU TENTAR CHEGAR EM MARTINS OU NO SONO.
CHOVE UM POUCO. VISIBILIDADE MUITO REDUZIDA.
HOJE NÃO VAI TER PITÚ. RIO MUITO VAZIO. KKK.
PS: MUITA CHUVA A NOITE. REMAR CONTRA A MARÉ SE LÁ ESTIVER SUA VERDADE.
FITARONI"
Quarta pernada: Parnaioca-Meros.
Hoje, domingo, Bruno deve estar na Praia do Sono. Acho que a ideia era passar duas noites por lá antes de seguir caminho para a Ilha das Couves. É o que imagino: amanhã deve zarpar mais uma vez.
De qualquer modo os dados meteo dos próximos dias deverão ser referentes à Ubatuba. Olhei o windguru, DHN e climatempo e mandei.

"Previsão windguru Ubatuba para 2ª feira, 25/7.

hora/vv/dv/ho/do
3/11/ene/1.8/e
6/10/ne/1.7/e
9/10/ene/1.7/e
12/11/ene/1.7/e
15/12/e/1.8/e
18/12/ene/1.9/e"

"DHN previsão área Charlie válida p dias 25 e 26/7: nevoa umida junto a costa, vento de ne/n 4/5 até 6 beaufort c rajadas, ondas de se/ne 0.5/1.5m, visibilidae boa passando p  moderada/restrita durante a névoa.
Não tem aviso de mau tempo p área.
Vc está no sono? Rema amanhã? 
O windguru mostra vento de até 17 nós de ne/e.
Climatempo diz ventos de ene c até 18 km/h."

"Pelo climatempo ubatuba não chove amanhã 2ª, nem depois 3ª. Céu encoberto."
Quinta pernada: Meros-Sono

Comentários do fórum do CCC:

"Beleza !!!!!!!!!!!!!!! Muito Bom !!!!!!!!!!!!!!!
Gustavo."

"...e remando, remando e remando...
Marco Tavares"

"Show!
Estamos juntos pegando uma carona na aventura!
Não tem um dia que eu não pense: caraca, onde será que o Bruno está agora?
Daniel"

""Vamos coragens!!não vamos desistir!!"
"cap.Fitaroni!!vem mais tempestade por là!!"
"não temam o mar amigos!!entrem em harmonia com o Grande Ulmo!!"
Lembrando agora da circunavegação da Ilha Grande,percebo o quanto é bom navegar com amigos...digo isso porque quando atravessamos Jorge Grego-Parnaióca,teve uma hora que o bicho pegou mesmo...perdemos a visibilidade da ponta da Parnaióca(referencia visual)e realmente rezei pra tudo quanto é deus do Mar nesse dia...olhei para um lado e pro outro e só vi neblina e teto baixo...tudo isso mesclado com raios e trovões pra botar mais adrenalina na parada...então meu amigo Fitaroni,com sua grande calma de sempre,bradou!!"não desistam coragens!!"O maluco tava com o timpano furado e mesmo assim conseguiu dar força pra galera vencer o medo e seguir navengando firme até a Parnaioca...
Agora.lendo suas palavras e mns rola uma certa tristeza por não estar acompanhando meu grande amigo...tudo bem...como ele mesmo disse"não chegou ainda sua hora Caranguejo...vou fazer sozinho e depois vamos todos juntos!!"beleza...respeito a ordem.
Na travessia Parati-Trindade rolou uma situação semelhante quando essa turma de amigos,atravessou a tão falada Ponta da Joatinga...na Ilha remava em dupla com minha parceira Lariana mas desta vez estavamos eu e Ulmo: o Justo...primrira travessia com meu espiritual barquinho...no começo da passagem começou a rolar um medão mas por ter treinado e me forçado até o limite durante um ano e meio,entrei em harmonia com o lugar e me senti pleno e sublime...rolava uns ondões pontudos e traiçoeiros e eu e Ulmo, nos sacudiamos como dois cães molhados...mas foi um dos lugares mais bonitos e poderosos no qual tive oportunidade de navegar.
Fitaroni esta navengando solo por essas águas mas querem saber?? minha preoculpação com ele se transformou em inspiração...realmente essas viagens e travessias me fazem refletir como estou agindo e atuando na minha vida diária..."sera que estou sendo um bom filho?namorado?amigo?um ser humano de bem?"acho que sim...realmente acho que sim...a gente fica mais corajoso...não machão mas mais corajoso no sentido de ter perdão e bondade no coração...não sou santo...não mesmo...mas com essa turma de amigos encabeçada pelo cap.Fitaroni aprendi e vi que o melhor de nossas vidas está sempre por vir...isso sim é ser um verdadeiro coragem que acredita que o mundo não é mau e sim bom pra cacete...viver é bom demais!!E se a gente tem um ou dois camaradas que te inspirem,podemos nos considerar pessoas de muita boa sorte!!É isso...força Bruno!!Sua jornada está apenas começando...sua verdadeira jornada é ser um cara do bem...e isso é realmente,sua verdadeira expedição...A jornada da Vida!!
Abraço na Alma
por Tonho Caranguejo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário