Intermediários

Processos, ferramentas e ambientes para objetivos subjetivos

O que é invisível a nós? Que coisas escapam aos cinco sentidos, que estão presentes mas não podem ser definidas? Ou seria a pergunta, o que é o invisível?

Um objeto é comum. Porém quando é portador de um poder, o que passa a ser? Um talismã, uma arma, um instrumento? O poder transforma o objeto em um veículo, uma ferramenta que permite ao seu operador realizar o objetivo proposto. Igualmente, uma área quando designada e delimitada passa a ser o espaço que possibilita o acontecimento do objetivo proposto. E interessam também os espaços de fronteiras pouco definidas, como são os espaços emocionais e espirituais, da mesma forma os dos sonhos e os das fantasias. Espaços estes que são abstratos e impalpáveis, que se permeiam e se confundem entre si, onde entramos e de onde saímos constantemente sem nos dar conta.

Os objetos-espaços atuam entre o físico, o psicológico, o emocional e o invisível. São intermediários e como tal passam a depositários de possibilidades, poderes e anseios. Pontuam o silêncio. São ações poéticas que existem no vazio entre as continuidades.

Rodrigo Cardoso, 2006



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Canoagem no Mar: Rádios VHF

Do fórum do CCC:


Amigos, vocês têm portado rádios vhf durante longas travessias? se sim, que modelo e potência vocês sugerem?
Obrigado
André
------------------------------------
Olá André, eu uso quase sempre.
Como remo em uma Hidrovia (Tietê - Paraná) com trafego bastante intençãode empurradores, dragas e chatas em um espaço relativamente pequeno, o radio se torna bastante útil para comunicados com embarcações, portos, marinas, eclusa, marinha... 
Uso um bem simples, de 5W maritimo da marca Midland, fala bem. Conheço pessoas que usam Radios VHF abertos, mas para operar é necessario prova da Anatel e "indicativo".
Fábio
---------------------------------------------
Oi André!
Tem várias marcas de VHF marítimo no Brasil, as mais comuns Uniden, Icom e Standard Horizon.
Em SP, perto do centro, rua santa efigencia, 611  tem uma galeria que só mexe com rádios VHF e eles enviam pra qualquer lugar.
Eles tem preços muito bons, mesma coisa que vc pagaria lá fora. Já comprei 2 rádios lá.
Algumas lojas:
Bravo Victor, loja 5, 011 33370455
Radio Comunicação, loja 7, 011 3331 1381
Star e Power, loja 11, 011 3222 6867, 33378386
Tecnorama loja 12, 011 33336627 , 33211896
Precisaria verificar lá, pois essas lojas mudam sempre. Só jogar na internet o endereço da galeria que aparece um monte.
As vezes eles vendem no mercado livre tb
T+
Fuchs

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Expedição Ubatuba - Rio de Janeiro em Caiaque oceânico: vídeo do treino Urca - Barra - Urca





Le Vent Nous Portera
Noir Desir

Je n'ai pas peur de la route, faudra voir, faut qu'on y goûte
Des méandres au creux des reins et tout ira bien, le vent l'emportera
Ton message à la grande ourse et la trajectoire de la course
A l'instantané de velours même s'il ne sert à rien, le vent l'emportera

Tout disparaîtra, le vent nous portera

La caresse et la mitraille et cette plaie qui nous tiraille
Le palais des autres jours, d'hier et demain, le vent les portera
Génetique en bandoulière des chromosomes dans l'atmosphère
Des taxis pour les galaxies et mon tapis volant, dis, le vent l'emportera

Tout disparaîtra, le vent nous portera

Ces parfums de nos années mortes, ceux qui peuvent frapper à ta porte
Infinité des destins, on en pose un, qu'est-ce qu'on en retient ?
Le vent l'emportera
Pendant que la marée monte et que chacun refait'ses comptes
J'emmène au creux de mon ombre des poussières de toi
Le vent les portera

Tout disparaîtra, le vent nous portera.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Cartas Náuticas: Medir distâncias usando a escala de latitudes

Imagine um globo terrestre com uma lâmpada bem no centro. Em torno desse globo está enrolado um cilindro de papel em contato com o Equador. Quando acendemos a lâmpada, a imagem dos continentes aparece projetada no cilindro de papel. Isto é a Projeção de Mercator.
As cartas náuticas mais comuns no Brasil são feitas nesta projeção que tem como características manter a forma dos continentes, e, consequentemente, do contorno do litoral (conformidade), e representar meridianos e paralelos como linhas perpendiculares entre si, de maneira que uma reta qualquer ao cortar meridianos e paralelos determina com eles sempre o mesmo ângulo. Essas características são essenciais em navegação. 
Entretanto, a Projeção de Mercator, ao representar numa superfície plana o que estava numa superfície convexa, gera uma deformação das distâncias conforme se aproxima dos polos. É o que se chama "Latitudes Crescidas". Por isso, nos mapas, a Groenlândia parece ser tão grande quanto a Africa. Para saber mais sobre projeções cartográficas, veja aqui.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Abrigos de lona para canoistas expedicionários

A barraca é um item muito importante para quem gosta de viajar remando. Mas o preço, o volume e o peso das barracas encontradas no mercado podem se transformar numa verdadeira dor de cabeça.
Daí a ideia de acampar usando um toldo plástico. As vantagens são numerosas: baixo custo; simplicidade e rapidez para armar e desarmar; versatilidade; além de proporcionar maior contato com a natureza e promover a abertura da mente...
Um toldo plástico de 3 x 3 m sai por menos de 20 reais. Com mais 20 reais podemos fazer várias amarras com silver tape. Só não é mais barato que uma barraca Made in China, mas estas precisam de um toldo plástico por cima, pois não são impermeáveis. 
Com um pouco de prática, dá pra montar um abrigo de lona em menos de dois minutos.
O maior contato e intimidade com a natureza fica por conta de que os abrigos de lona oferecem proteção sem, no entanto, isolar a pessoa do meio. Sem falar que, pra montar, podemos lançar mão de elementos encontrados na natureza para fazer estacas e mastros. Por não serem completamente isolados, os abrigos de lona pedem mais atenção com relação à direção do vento e da chuva para otimizar a proteção. Enfim, em vez de nos isolar, precisamos nos abrir para a natureza.
A mente também se abre pois as múltiplas possibilidades de montagem despertam a criatividade e estimulam a astucia e a engenhosidade de cada um.
Com um toldo de 3 x 3 m, alguns metros de corda, 6 estacas e um remo bipartido dá pra fazer muita coisa.
Alguns exemplos:

Tetraedro
Meia Pirâmide
Canadense
Pirâmide
Tipi
Esfinge

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

II REAMAR Urca - Educação Ambiental com a participação do Clube Carioca de Canoagem

A ação do dia 11/8 foi um sucesso. As atividades contaram com a participação de 28 voluntários, sem contar os canoistas e mergulhadores.
Em terra teve oficinas de Horta Caseira com Moleque Mateiro, Projeto Areia Carioca da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; de Nós Náuticos com o Projeto Grael e de compostagem e reutilização de embalagens Longa Vida e Pet pela Gerência de Educação Ambiental do Inea.
O recolhimento de lixo no mar, feito por mergulhadores do SeaShepherd, e na Ilha da Cotunduba realizado por canoistas do Clube Carioca de Canoagem, Rio Va'a, Praia Vermelha Va'a e Kayak Carioca também foi um sucesso, reunindo mais de 30 canoistas!
Agora vamos repetir tudo na Praia da Urca.

Com o intuito de reforçar o interesse do público pelas atividades, o Clube Carioca de Canoagem estará na praia disponibilizando algumas embarcações para coleta de lixo flutuante e na costeira nos arredores da urca.

Além de tornar mais visível a ação, esta atividade deverá proporcionar uma experiência significativa aos participantes que terão a oportunidade de lançar um olhar diferenciado sobre a cidade.

Compareçam.

Dia 1/9, sábado, às 9 horas da manhã.

Copa Rio 2012 - Canoas Polinésias

A Federação de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro - FCHRJ (www.fchrj.org) e o Urca Canoe Clube - UCC tem o prazer de convidar a todos a participar da Copa Rio 2012 - II Etapa do Campeonato de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro - que será realizada na Praia da Urca, no dia 01 de setembro de 2012 (sábado).

CRONOGRAMA DO EVENTO
8:00 - Briefing (todas as equipes)
9:00 - Primeira largada - percurso A (12 km)
Categorias: Open Masculino e Open Feminino
11:00 - Segunda largada - percurso B (8 km)
Categorias: Estreante Feminina, Máster Feminina e Sênior Máster Feminina
12:30 - Terceira largada - percurso B (8 km)
Categorias: Estreante Masculino, Máster Masculino e Sênior Máster Masculino
14:00 - Premiação Geral
Informações:
www.urcacanoeclube.com.br
Veja mais em:

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Segunda Clínica de Rolamento com Fábio Paiva no Rio de Janeiro

O mês de agosto tá demais. Mutirão na Cotunduba/REAMAR Urca, visita à Ilha Rasa e, agora... clínica de rolamento com o Fábio Paiva!
É isso mesmo! Dia 25 de agosto, sábado, o CCC, em parceria com a Canoa Brasil, vai promover a segunda clínica de rolamento com Fábio Paiva no Rio de Janeiro.
A ideia é fazer a clínica e, se der tempo, sair para uma remadinha, um plus pro Fábio dar algumas noções introdutórias à remada técnica. Ele vem desenvolvendo uma metodologia para aprimoramento técnico da remada considerando que com uma boa técnica o canoista consegue ganhar velocidade e desempenho com menos esforço e gasto energético.
Pra quem não conhece o Fábio, será também uma oportunidade de estar em contato com um grande mestre. Só pra falar um pouco sobre a clínica de rolamento própriamente dita, no primeiro semestre, na primeira clínica, o Fábio fez rolar todos os participantes, coisa que só um instrutor muito experiente e sensível como ele consegue. Pra saber um pouco mais sobre nosso amigo, veja http://www.caiaquesopium.com.br/revista/?p=111.
Não percam essa oportunidade!
Sábado, dia 25 de agosto.
De 8 às 14 horas
Praia da Urca
Participação: R$ 160,00
Atenção: turma com no máximo 6 participantes.
Inscrições: enviar dados (nome, endereço, telefone, idade) e comprovante de depósito para canoabrasil@canoahavaiana.com.br com cópia para: carlaggp@hotmail.com
Depósitos:
Banco Santander - 033
Ag. 4658
C/c 13000205-6
Canoa Brasil Serv Esp e Amb ltda
03.627.888/000-85
Abração.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

REAMAR URCA: Canoagem e Educação Ambiental na Praia Vermelha


Lixo, óleo, esgoto, resíduos da dragagem do porto do Rio de Janeiro, COMPERJ... O mar está cada vez mais sujo e a pressão aumenta a cada dia que passa. Com a aproximação de grandes eventos internacionais na cidade, estamos a mercê do poder econômico. Se nada for feito, em breve não teremos mais onde remar. Por isso é importante nos unirmos para mudar essa situação.
Dia 11/8, sábado, vai acontecer um evento de Educação Ambiental na Praia Vermelha com a participação de várias entidades da Urca e do entorno da BG. O Clube Carioca de Canoagem está dentro mais uma vez. Vamos nos juntar com outros remadores dos diversos clubes de canoagem que atuam na Praia Vermelha e na Praia da Urca para dar uma força. A ideia é reunir a galera para um mutirão de limpeza da Ilha da Cotunduba onde muito lixo flutuante termina preso nas pedras.
Vamos nessa! Vamos agir o quanto antes para não termos que reagir quando não tiver mais jeito!
Será o primeiro de uma série de eventos que irão acontecer alternadamente entre a Praia Vermelha e a Praia da Urca. É importante mostrar que estamos ligados. Depois dessa edição direcionada ao lixo, vamos atacar a questão do esgoto que vem sendo lançado impunemente nas águas da Enseada de Botafogo. Chega de sujeira, de fedor, de doenças!!! O saneamento na nossa cidade é uma vergonha! É incompatível com nosso nível de desenvolvimento econômico e socio-cultural!
Encontro na Praia da Urca às 8 horas para remar até a Praia Vermelha, e, de lá, partir para a Cotunduba munidos de sacos de lixo e luvas pra dar uma geral na ilha.
Participem!
Não queremos mais tirar fotos assim.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Comida liofilizada na Loja Adventura

Quem gosta de grandes travessias em caiaques oceânicos já deve conhecer os liofilizados. O processo de liofilização faz com que os alimentos se conservem por muito tempo e se tornem leves e menos volumosos, características fundamentais para o canoista expedicionário.
Até pouco tempo não era comum encontrar esses produtos no mercado nacional e o preço bem salgado, mas agora, além de mais baratos, são vendidos em várias lojas de esportes de aventura.

Loja Adventura, no centro do Rio, tem toda gama de alimentos da Liofoods em pronta entrega. O proprietário da loja, Fernando, é um aficcionado pelas atividades ao ar livre e é super camarada. Quando fiz a expedição Rumo Sul com o Pedro Ceglia em janeiro deste ano a Loja forneceu 32 refeições liofilizadas completas, o suficiente pra gente chegar a Santos sem necessidade de reabastecimento, e o Fernando deu todas as dicas e orientaçãos para nos ajudar a otimizar nosso cardápio. Quanto ao quesito paladar, destaque para o estrogonofe de frango e de carne e para o macarrão à bolonhesa.
Na sua próxima viagem, passe na Loja Adventura para conhecer os produtos Liofoods e mais um universo de materiais e equipamentos para sua aventura.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Restinga da Marambaia e Ilhas de Itacuruçá: remando com amigos


Muita sorte a nossa poder curtir lugares tão lindos.
Sorte ter amigos como Gustavo e Ana, tão gentis e generosos, abrindo a casa de Muriqui pra gente viver um sonho em plena realidade.
O fim de semana foi tudo de bom. Remadão, acampamento, cantoria, golfinhos...
O que mais podemos querer?  
Alguém pode estar pensando "lá vem de novo esse papo de amigos queridos e lugares lindos!". Mas não é isso mesmo? Passamos um fim de semana compartilhando tempo, comidas, espaços, conhecimentos, estórias. Não tenho do que reclamar, mesmo porque de nada adianta reclamar se à queixa não se seguir uma ação ou comportamento capaz de provocar mudanças.
Fiquei, como já disse, encantado com a gentileza do Gustavo e da Ana, nossos anfitriões; admirado com o desempenho da Teté remando nosso caiaque; enternecido com o carinho que a Alê dedica ao Iuri; com o cuidado que cada um teve com o outro.
Sei que a vida está cheia de momentos desagradáveis, mas não adianta reclamar. 
Li que se não estiver gostando do que recebo, devo refletir sobre o que emano. Quanto a isto a canoagem está repleta de lições. Quem sofreu com a remada de 5 horas não tem do que se queixar. Não adianta. O melhor é praticar mais, treinar mais. Só assim a próxima remada será mais doce e prazerosa.
Nada disso é novidade, mas não custa lembrar de vez em quando, pois o conhecimento só é válido quando traduzido em ação e comportamentos. Hoje depois do treino, o João Victor, novo amigo e novo remador do nosso clube, me passou a revista Vida Simples desse mês. A matéria de capa trata justamente desse assunto. Chega de mimimi! Passemos à prática construtiva e transformadora.
Obrigado por me lembrar, João! 
Lembrar de quê? De relaxar. Quando nasci o mundo já estava aqui do jeito que sempre foi. Tal como um trem, o mundo passa por cima se ficármos parados na linha. Cabe a mim procurar me adaptar. E para me adaptar preciso ser flexível, preciso relaxar. Então relaxe, você já está em casa.
Uma casa (lugar) linda, cheia de amigos queridos!
Cheia de sorrisos...
...de coloridos.
Olha aí o trem. É só embarcar.


Desenhos de Flávia Fassi Samel

>>>Mais fotos <<<