Intermediários

Processos, ferramentas e ambientes para objetivos subjetivos

O que é invisível a nós? Que coisas escapam aos cinco sentidos, que estão presentes mas não podem ser definidas? Ou seria a pergunta, o que é o invisível?

Um objeto é comum. Porém quando é portador de um poder, o que passa a ser? Um talismã, uma arma, um instrumento? O poder transforma o objeto em um veículo, uma ferramenta que permite ao seu operador realizar o objetivo proposto. Igualmente, uma área quando designada e delimitada passa a ser o espaço que possibilita o acontecimento do objetivo proposto. E interessam também os espaços de fronteiras pouco definidas, como são os espaços emocionais e espirituais, da mesma forma os dos sonhos e os das fantasias. Espaços estes que são abstratos e impalpáveis, que se permeiam e se confundem entre si, onde entramos e de onde saímos constantemente sem nos dar conta.

Os objetos-espaços atuam entre o físico, o psicológico, o emocional e o invisível. São intermediários e como tal passam a depositários de possibilidades, poderes e anseios. Pontuam o silêncio. São ações poéticas que existem no vazio entre as continuidades.

Rodrigo Cardoso, 2006



quinta-feira, 28 de março de 2013

1ª Oficina de Plano de Manejo do MONA Cagarras


Bom dia a todos!

Temos o prazer em convidá-los para participar da nossa 1a Oficina de Plano de Manejo - ICMBio, a ser realizada em 16 de abril e terá como objetivo dar início ao nosso trabalho de discussão e elaboração de normas de gestão para este Monumento Natural das Ilhas Cagarras/RJ. Nesta primeira oficina teremos a oportunidade de esclarecer sobre as metodologias institucionais que serão utilizadas e também poderemos discutir alguns aspectos da gestão. 

Este evento está sendo fruto de um trabalho conjunto desenvolvido com a UNIRIO, que estará nos recebendo no Auditório do CCET, na Avenida Pasteur, 458 - URCA.

Ainda estamos confirmando a presença de alguns dos palestrantes, mas vocês já podem acessar o link com a previsão da programação:
http://parquesepessoas.wordpress.com/

Em continuidade ao processo de elaboração do Plano de Manejo, posteriormente a esta primeira etapa desenvolveremos um calendário de oficinas temáticas, definidas pelo Conselho Consultivo, conforme lista abaixo. Assim, é importante que todos estejam presentes nesta primeira etapa também para que possam se inscrever nos grupos temáticos e tomar conhecimento de todo processo de discussão desde o início.

1 - Pesquisa/Biodiversidade/Espécies Exóticas
3 - Uso Público/Turismo
4 - Pesca
5 - Proteção
6 - Educação ambiental/divulgação
7 - Zona de Amortecimento

Importante: Lembrando que esta oficina contará em nosso calendário oficial como reunião ordinária do Conselho Consultivo.

Assim, contamos com a presença de todos vocês que estão envolvidos com a unidade de conservação ou têm interesse de participar nesta importante discussão, serão todos bem vindos!!

Abraços,


Fabiana Bicudo
Monumento Natural das Ilhas Cagarras/RJ
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário