Intermediários

Processos, ferramentas e ambientes para objetivos subjetivos

O que é invisível a nós? Que coisas escapam aos cinco sentidos, que estão presentes mas não podem ser definidas? Ou seria a pergunta, o que é o invisível?

Um objeto é comum. Porém quando é portador de um poder, o que passa a ser? Um talismã, uma arma, um instrumento? O poder transforma o objeto em um veículo, uma ferramenta que permite ao seu operador realizar o objetivo proposto. Igualmente, uma área quando designada e delimitada passa a ser o espaço que possibilita o acontecimento do objetivo proposto. E interessam também os espaços de fronteiras pouco definidas, como são os espaços emocionais e espirituais, da mesma forma os dos sonhos e os das fantasias. Espaços estes que são abstratos e impalpáveis, que se permeiam e se confundem entre si, onde entramos e de onde saímos constantemente sem nos dar conta.

Os objetos-espaços atuam entre o físico, o psicológico, o emocional e o invisível. São intermediários e como tal passam a depositários de possibilidades, poderes e anseios. Pontuam o silêncio. São ações poéticas que existem no vazio entre as continuidades.

Rodrigo Cardoso, 2006



terça-feira, 24 de abril de 2012

Educação Gaia - design em sustentabilidade


Educação GAIA
DESIGN EM SUSTENTABILIDADE – RIO DE JANEIRO 2012


TERRA UNA em parceria com GAIA EDUCATION apresenta um programa baseado no “Gaia Education Ecovillage Design Curriculum” – uma contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2005-2014), e associado a GEN (Rede Global de Ecovilas).
Educação Gaia é um curso inovador que incentiva os participantes a desenharem sua atuação no mundo para gerar processos sustentáveis. Oferece um espaço de convivência e experiência de transição em quatro dimensões – Social, Econômica, Ecológica e Visão de Mundo –, estimulando a responsabilidade individual e a ação coletiva.
Sua metodologia baseia-se na necessidade da reflexão teórica aliada à experiência prática, incluindo aulas expositivas, dinâmicas vivenciais, saídas de campo, trabalhos em grupo sobre estudos de caso e estágios em instituições compromissadas com a sustentabilidade.

Lançado em 2005 e hoje presente em 20 países, o curso segue o currículo elaborado pelo GEESE – Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth – e obteve o endosso do Instituto para Treinamento e Pesquisa da ONU, que o reconheceu como contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2004-2014).
Atualmente realizado em oito estados brasileiros, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro o curso é coordenado pela ONG Terra Una – entidade que atua junto à temática de novos caminhos para a sustentabilidade.
No Rio, esta é a terceira edição realizada em parceria com o Jardim Botânico e a Escola Nacional de Botânica Tropical, com apoio de outras instituições.
ESTÁGIOS & ESTUDOS DE CASO.
Além das 176 horas de currículo, o programa contempla 40 horas de estágio em iniciativas comprometidas com a sustentabilidade. O objetivo dos estágios é promover a "pedagogia da convivência" e fazer com que o conhecimento teórico se reflita em experiência prática, possibilitando a apropriação efetiva do conteúdo.
Outra metodologia complementar ao conteúdo curricular é a divisão da turma em “vilas” – grupos que escolhem um projeto ou instituição já existente para servir como estudo de caso real para a reflexão e aplicação direta dos temas abordados.
CORPO DOCENTE
May East (Gaia Education/Findhorn), José Pacheco (Escola da Ponte), Roberto Crema (UNIPAZ), Dominic Barter (CNV Brasil), Peter Webb (Vida de Clara Luz), Romeu Leite (Vila Yamaguish), Marcos Arruda (PACS), Joaquim Melo (Banco Palmas), Adma Garzeri (Instituto Ecosocial), Ernani Fornari (Espaço Saúde), Jorge Mello (Zen Budista), Fábio Broto (Pedagogia da Cooperação).Docentes de Terra Una: Diogo Alvim, Emmanuel Khodja, Erian Ozório, Filipe Freitas, Marcelo Ribeiro, Marina Dain, Taisa Matos.
PROGRAMA E DATAS DOS MÓDULOS:
MÓDULO SOCIAL – Agosto: 02 a 05 + 09 a 12
Poder e Cultura Circular + Liderança Sistêmica + Habilidades de Comunicação + Comunicação Não-Violenta + Ecovilas e Comunidades + Simplicidade Voluntária + Saúde e Cura + Facilitação de Grupos + Cidades em Transição + Redes e Visão Sistêmica.
MÓDULO ECONÔMICO – Setembro: 13 a 16 + 20 a 23
Economia Global e Economia Social Solidária + Indicadores de Sustentabilidade + Moedas Sociais + Redes de Troca + Bancos Comunitários e Empreendedorismo + Consumo Responsável + Ecologia da Economia + Visão Orgânica das Instituições + Dragon Dreaming.
MÓDULO ECOLÓGICO – Outubro: 18 a 21 + 25 a 28
Inteligência Ecológica e Sustentabilidade + Reconexão à Natureza + Permacultura e Design Integrado + Construção de Baixo Impacto + Agroecologia e Estratégias Urbanas + Soberania Alimentar + Restauração de Ecossistemas + Gestão de Água, Energia e Resíduos.
MÓDULO VISÃO DE MUNDO – Novembro: 22 a 25 + 29 a 02/dez
Dinâmica da Espiral + Ecologia Profunda + Epistemologia e Nova Ciência + Tradições Ancestrais e Consciência Moderna + Feminino e Masculino + Pedagogia da Cooperação + Celebrando a Diversidade + Espiritualidade Socialmente Engajada + Educação para Inclusão.

NÃO É POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DE MÓDULOS AVULSOS.

Local: JARDIM BOTÂNICO / RJ – Escola Nacional de Botânica Tropical
216 HORAS DE PROGRAMA: 4 Módulos de 44h/aula + 40h Estágio
DIAS E HORÁRIOS: qui e sex de 19h às 22:30h, sáb e dom de 10h às 18:30h
INVESTIMENTO POR MÓDULO:
Valor Solidário: R$ 490 (4 x R$490)
Valor Integral: R$ 670 (4 x R$670)
60 VAGAS
LINKS DE REFERÊNCIA
Educação Gaia Brasil: http://www.gaiabrasil.net/
INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE JULHO
Enviar a ficha de inscrição preenchida para: gaiario@terrauna.org.br
(21) 2221-5202 / 9194-5782

PEDIMOS A GENTILEZA DE LER ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES NA FICHA DE INSCRIÇÃO ANTES DE ENTRAR EM CONTATO.

Realização: Terra UNA
Parcerias: Gaia Education, Escola Nacional de Botânica Tropical, Jardim Botânico do Rio de Janeiro Apoios: UNITAR, GEN, ENA Brasil, C.A.S.A., Ondazul, Ibytu-catu, Casa da Carmen e Fernando, TIBA, Vila Yamaguishi, IPEMA, El Nagual, Nazaré Uniluz

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