Intermediários

Processos, ferramentas e ambientes para objetivos subjetivos

O que é invisível a nós? Que coisas escapam aos cinco sentidos, que estão presentes mas não podem ser definidas? Ou seria a pergunta, o que é o invisível?

Um objeto é comum. Porém quando é portador de um poder, o que passa a ser? Um talismã, uma arma, um instrumento? O poder transforma o objeto em um veículo, uma ferramenta que permite ao seu operador realizar o objetivo proposto. Igualmente, uma área quando designada e delimitada passa a ser o espaço que possibilita o acontecimento do objetivo proposto. E interessam também os espaços de fronteiras pouco definidas, como são os espaços emocionais e espirituais, da mesma forma os dos sonhos e os das fantasias. Espaços estes que são abstratos e impalpáveis, que se permeiam e se confundem entre si, onde entramos e de onde saímos constantemente sem nos dar conta.

Os objetos-espaços atuam entre o físico, o psicológico, o emocional e o invisível. São intermediários e como tal passam a depositários de possibilidades, poderes e anseios. Pontuam o silêncio. São ações poéticas que existem no vazio entre as continuidades.

Rodrigo Cardoso, 2006



quarta-feira, 9 de julho de 2014

Treino de navegação em kayak de mar


Uma remada até a Praia do Adão, em Niterói, fazendo análise de risco (travessia de canal dragado), reconhecendo balizamento (sinal lateral bombordo sobre a pedra da Laje e boia de perigo isolado), observando e identificando a corrente predominante (proa dos barcos fundeados, "bigode" da  bóia, deslocamento do caiaque), fazendo abatimento (correção de direção) pra compensar a deriva (deslocamento causado pela corrente predominante), navegando por alinhamento e treinando alguns fundamentos.

Paulo, Marcus, Rodrigo,  Gustavo, Mara, Fábio e Alberto



















Foi um treino proveitoso. O dia estava perfeito, a paisagem, como sempre, deslumbrante, mas o cheiro forte de óleo tirou um pouco do prazer do passeio.

Para fazer uma iniciação ao kayak: trilhasdomar.contato@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário