Intermediários

Processos, ferramentas e ambientes para objetivos subjetivos

O que é invisível a nós? Que coisas escapam aos cinco sentidos, que estão presentes mas não podem ser definidas? Ou seria a pergunta, o que é o invisível?

Um objeto é comum. Porém quando é portador de um poder, o que passa a ser? Um talismã, uma arma, um instrumento? O poder transforma o objeto em um veículo, uma ferramenta que permite ao seu operador realizar o objetivo proposto. Igualmente, uma área quando designada e delimitada passa a ser o espaço que possibilita o acontecimento do objetivo proposto. E interessam também os espaços de fronteiras pouco definidas, como são os espaços emocionais e espirituais, da mesma forma os dos sonhos e os das fantasias. Espaços estes que são abstratos e impalpáveis, que se permeiam e se confundem entre si, onde entramos e de onde saímos constantemente sem nos dar conta.

Os objetos-espaços atuam entre o físico, o psicológico, o emocional e o invisível. São intermediários e como tal passam a depositários de possibilidades, poderes e anseios. Pontuam o silêncio. São ações poéticas que existem no vazio entre as continuidades.

Rodrigo Cardoso, 2006



quinta-feira, 28 de março de 2013

1ª Oficina de Plano de Manejo do MONA Cagarras


Bom dia a todos!

Temos o prazer em convidá-los para participar da nossa 1a Oficina de Plano de Manejo - ICMBio, a ser realizada em 16 de abril e terá como objetivo dar início ao nosso trabalho de discussão e elaboração de normas de gestão para este Monumento Natural das Ilhas Cagarras/RJ. Nesta primeira oficina teremos a oportunidade de esclarecer sobre as metodologias institucionais que serão utilizadas e também poderemos discutir alguns aspectos da gestão. 

Este evento está sendo fruto de um trabalho conjunto desenvolvido com a UNIRIO, que estará nos recebendo no Auditório do CCET, na Avenida Pasteur, 458 - URCA.

Ainda estamos confirmando a presença de alguns dos palestrantes, mas vocês já podem acessar o link com a previsão da programação:
http://parquesepessoas.wordpress.com/

Em continuidade ao processo de elaboração do Plano de Manejo, posteriormente a esta primeira etapa desenvolveremos um calendário de oficinas temáticas, definidas pelo Conselho Consultivo, conforme lista abaixo. Assim, é importante que todos estejam presentes nesta primeira etapa também para que possam se inscrever nos grupos temáticos e tomar conhecimento de todo processo de discussão desde o início.

1 - Pesquisa/Biodiversidade/Espécies Exóticas
3 - Uso Público/Turismo
4 - Pesca
5 - Proteção
6 - Educação ambiental/divulgação
7 - Zona de Amortecimento

Importante: Lembrando que esta oficina contará em nosso calendário oficial como reunião ordinária do Conselho Consultivo.

Assim, contamos com a presença de todos vocês que estão envolvidos com a unidade de conservação ou têm interesse de participar nesta importante discussão, serão todos bem vindos!!

Abraços,


Fabiana Bicudo
Monumento Natural das Ilhas Cagarras/RJ
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio

Canoagem Carioca

Treino do Clube Carioca de Canoagem. quinta, 28 de março.


  • DISTÂNCIAkm 8,36
  • DURAÇÃO1h: 39m: 35s
  • MÉDIO.VELOCIDADE5,0 kmh
  • MAX. VELOCIDADE10,1 kmh

Dados do GPS do Paulo Fucci.

REAMAR na água


Apesar da indefinição do tempo e da chuva que caiu no início da manhã, o evento da Reamar do último dia 23 contou com a presença de vários parceiros da rede e de um público muito animado.
O CCC esteve presente distribuindo um livreto sobre a APAC da Urca e cartões do Projeto Ecotampas. Também foi exposto um banner tratando da canoagem como importante ferramenta de Educação Ambiental, mas o ponto alto foi a participação de numerosas crianças, meninos e meninas, na coleta de lixo flutuante. Fizemos várias saídas de caiaque para catar lixo e apresentar o cheiro de um dos mais famosos cartões postais do Rio de Janeiro. nem é preciso dizer que as crianças ficaram chocadas ao perceberem que a enseada de Botafogo, em plena Zona Sul do Rio, fede a esgoto. Isso mesmo! O que parece perfeito na foto, na realidade é um vergonhoso esgoto a céu aberto! Ainda bem que foto não tem cheiro... 
As atividades na água também contaram com a participação do Rio Va'a Clube e do Sea Shepherd. Este último apresentou um lindo jogo de tabuleiro que ensina quais os comportamentos desejados numa sociedade em busca de sustentabilidade. Parabéns! 
Um Ecoboat concebido para retirar lixo flutuante, que teve uma importante atuação na retirada de peixes mortos da Lagoa Rodrigo de Freitas - outro cartão postal fedido, fez a festa da garotada da Oi Kabum que pude fazer um passeio bastante instrutivo, tendo como cenário as montanhas do Rio e como odor de fundo, mais uma vez, o forte cheiro de esgoto.
O Inea levou uma oficina onde o biólogo Ed retirava bichos marinhos e levava para a praia para apresentá-los à garotada.
Também houve farta distribuição de mudas pelo pessoal do Moleque Mateiro. Desde o primeiro evento da Reamar, esse grupo vem fazendo um excelente trabalho de educação ambiental.
A turma do Projeto Grael, mais uma vez arrasou com a oficina de nós náuticos e outras marinharias, sem falar da linda exposição de fotos.
Apesar das limitações do evento, o dia foi produtivo e bastante divertido. Isso é resultado do compromisso de todos os parceiros, entre os quais está a Associação de Moradores da Urca que tem nos recebido de braços abertos.

Parabéns a todos!!!

Mais fotos no 

quarta-feira, 27 de março de 2013

1ª COPA BOAT SHOW DE ESPORTES NÁUTICOS



1ª COPA BOAT SHOW DE ESPORTES NÁUTICOS:
CANOA POLINÉSIA, CAIAQUE, SURFSKI E STAND-UP PADDLE

AVISO DE PROVA

O Rio Boat Show tem o prazer de convidar atletas, clubes, associações, federações e toda a comunidade esportiva praticante de CANOA POLINÉSIA, CAIAQUE, SURFSKI E STAND-UP PADDLE para participar da 1ª COPA BOAT SHOW DE ESPORTES NÁUTICOS, a ser realizada na Praia da Urca,

A proposta para a primeira edição desta prova é de agregar o maior número de praticantes de cada modalidade, em uma competição acessível que possa conjugar o aspecto esportivo e festivo/recreativo proporcionado por eventos dessa natureza, enriquecendo o calendário anual de provas e fortalecendo a divulgação dos atletas e entidades participantes.

Data, hora e local:
23/04/2013, às 7:00, na Praia da Urca

Percurso:
Largada na Praia da Urca, trajeto até a bóia localizada próxima ao Aeroporto Santus Dumont/Marina da Glória, retorno em sentido Praia da Urca, a contornando a estátua de São Pedro. Aproximadamente 6 km. 

Regulamento, Categorias e Alterações:
O Regulamento estará disponível no site www.rioboatshow.com.br/semananautica/, opção ‘Canoagem’. Novas categorias poderão ser definidas até o término do período de inscrições para atender a demanda dos participantes, assim como determinadas categorias poderão ser canceladas caso o número mínimo de inscritos não seja atingido.

Inscrições:
As fichas de inscrição deverão ser enviadas, juntamente com os comprovantes de depósito da taxa de inscrição, até 15/04/2013, para o e-mail canoagem@boatshow.com.br

A taxa de inscrição deverá ser depositada em favor do consultor contratado pela organização, Marcelo Luiz Romero Depardo, CPF: 867757167-49, no BANCO ITAU, Agência 3870, Conta corrente 22429-6

Não serão aceitas inscrições no dia da prova!!! A inscrição terá valores diferenciados para facilitar a organização e planejamento do evento:
  • Até 15 de abril de 2013: R$ 20,00 (vinte reais)
  • Até 19 de maio abril de 2013: R$ 30,00 (trinta reais)


Dúvidas e informações:
João de Sousa Araújo - joao@boatshow.com.br
Marcelo Depardo – canoapolinesia@yahoo.com.br

Clube Carioca de Canoagem - Treino 26/3/13

Dados do treino de quinta, dia 26/3/13.
Fornecidos por Paulo Peltier Fucci.
Remadores: Paulo, Marquinhos, Jorge, Kate, Rafael e Rodrigo.
Saída da Praia da Urca, contornando a Ilha da Cotunduba em sentido anti-horário e retornando para Urca
Corrente de vazante, capotagens e resgates em mar agitado.


  • DISTÂNCIAkm 11,75
  • DURAÇÃO2h: 31m: 08s
  • MÉDIO.VELOCIDADE4,7 kmh
  • MAX. VELOCIDADE10,5 kmh


sexta-feira, 22 de março de 2013

segunda-feira, 18 de março de 2013

REGATA RATIER 2013 - AVISO DE PROVA


IV Regata Ratier – 2013
 Encontro Carioca de Canoagem
3º Troféu Seu Gomes de Canoagem Oceânica


Aviso de Prova                            

O Clube Carioca de Canoagem tem o prazer de convidar você e sua equipe para a IV Regata Ratier – 5° Encontro Carioca e 3° Troféu Seu Gomes de Canoagem Oceânica, a ser realizada no domingo, dia 19 de maio de 2013 na Praia da Urca. Este ano a Regata Ratier presta uma especial homenagem à memória do Seu Gomes, que nos deixou no ano passado.
Assim como nas edições anteriores, esta prova representa um abraço simbólico no “nosso Laje”, e tem como objetivo promover a canoagem oceânica, proporcionando o encontro de canoístas de vários horizontes e buscando atrair um maior número de praticantes. O evento também pretende chamar a atenção para a necessidade de preservar os ambientes cultural, histórico e natural da Baía de Guanabara.

Data, hora e local:
Dia 19/05/2013, domingo, às 7h na areia da Praia da Urca, junto ao antigo Cassino.

Percurso:
O percurso será realizado parte ao longo da orla, parte atravessando o canal entre o Cara de Cão e o Forte da Laje. Com aproximadamente 5 km, começa na praia da Urca, segue na direção do Forte da Laje, que deverá ser contornado por bombordo (sentido anti-horário), para em seguida retornar à Praia da Urca.

Segurança:
Durante a prova os competidores serão acompanhados por barcos motorizados. Haverá um barco batedor seguindo à frente dos primeiros colocados, um de retaguarda fechando o pelotão e um terceiro de acompanhamento cuidando do meio da prova. O uso de colete de flutuação será obrigatório para todas as classes de embarcação, sendo que os caiaques também deverão ter coberta contra respingos (saia).

Isenção de responsabilidade:
Os competidores participam do evento a seu próprio risco e responsabilidade. Os organizadores, instituições, entidades e indivíduos envolvidos com a realização do evento não aceitarão qualquer responsabilidade por perdas e danos materiais, físicos ou morte que possam ocorrer a pessoas ou propriedades relacionadas diretamente com a prova, tanto em terra quanto no mar, como consequência da participação no evento.

arbitragem:
A fim de assegurar a lisura da competição, um árbitro coordenará um grupo de cronometristas, fazendo assim o controle da largada e da chegada. Um inspetor de percurso será responsável pela fiscalização do contorno do forte.

Inscrições e taxas:
As fichas de inscrição deverão ser enviadas, juntamente com os comprovantes de depósito da taxa de inscrição, até sexta-feira, dia 3 de maio de 2013 para regataratier@gmail.com.
A taxa de inscrição deverá ser depositada em favor do Clube Carioca de Canoagem (CNPJ 08.422.356/0001-25) no Banco Itaú, agência 0271, conta corrente 80573-1.
O termo de responsabilidade estará disponível na secretaria e deverá ser assinado no dia da prova na ocasião do recebimento dos numerais.
Com objetivo de facilitar a organização e de fazer uma previsão orçamentária mais equilibrada, evitando gastos desnecessários, este ano não serão aceitas inscrições após o dia 3 de maio de 2013. As taxas de inscrição terão valores diferenciados em função da antecedência dos pagamentos.

Até 31 de março de 2013: R$ 40,00 (quarenta reais)
Até 3 de maio de 2013: R$ 50,00 (cinquenta reais)

Atenção: não serão aceitas inscrições no dia da prova!!!

Classes das Embarcações

Caiaques oceânicos (simples e duplos)
Caiaques turismo (simples e duplos)
Surf Skis (simples e duplos)
Canoas polinésias (simples e duplas)

Categorias e Premiações

Caiaques e Surf Skis:
Sênior individual masculino (até 34 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Sênior individual feminino (até 34 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Máster individual masculina (de 35 a 44  anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Máster individual feminina (de 35 a 44 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Super Máster individual masculina (acima de 44 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Super Máster individual feminina (acima de 44 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Júnior individual masculino (até 18 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Júnior individual feminino (até 18 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Open dupla masculina – 1º, 2º e 3º lugares
Open dupla feminina – 1º, 2º e 3º lugares
Open dupla mista – 1º, 2º e 3º lugares


Canoas:
Máster individual masculino (até 40 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Máster individual feminino (até 40 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Sênior Máster individual masculina (de 41 a 50 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Sênior Máster individual feminina (de 41 a 50 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Máster Ouro individual masculina (de 51 a 60 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Máster Ouro individual feminina (de 51 a 60 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Júnior individual masculino (até 19 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Júnior individual feminino (até 19 anos) – 1º, 2º e 3º lugares
Open dupla masculina – 1º, 2º e 3º lugares
Open dupla feminina – 1º, 2º e 3º lugares
Open dupla mista – 1º, 2º e 3º lugares
Parava'a feminino LTA e TA – 1º, 2º e 3º lugares
Parava'a masculino LTA e TA – 1º, 2º e 3º lugares


Programação e Procedimento de largada

07h00 – início da secretaria
08h00 – fechamento da secretaria
08h15 – briefing
08h30 – entrada dos competidores na água
08h45 – apitada de atenção: competidores se dirigindo para a área de largada
08h55 – apitada de preparação: competidores posicionados na área de largada
09h00 – tiro de largada
11h00 – premiação
12h00 – confraternização

OBS 1: as categorias só serão formadas quando houver pelo menos três inscritos na mesma categoria.
OBS 2: caso haja muitos inscritos, as largadas poderão ser por categoria.
OBS 3: em caso de mar agitado, será proposto um percurso alternativo em águas abrigadas. Se o percurso alternativo não puder ser realizado, a prova será adiada para o domingo seguinte.


Participem!!!



 Clube Carioca de Canoagem - CCC

Apoio