Intermediários

Processos, ferramentas e ambientes para objetivos subjetivos

O que é invisível a nós? Que coisas escapam aos cinco sentidos, que estão presentes mas não podem ser definidas? Ou seria a pergunta, o que é o invisível?

Um objeto é comum. Porém quando é portador de um poder, o que passa a ser? Um talismã, uma arma, um instrumento? O poder transforma o objeto em um veículo, uma ferramenta que permite ao seu operador realizar o objetivo proposto. Igualmente, uma área quando designada e delimitada passa a ser o espaço que possibilita o acontecimento do objetivo proposto. E interessam também os espaços de fronteiras pouco definidas, como são os espaços emocionais e espirituais, da mesma forma os dos sonhos e os das fantasias. Espaços estes que são abstratos e impalpáveis, que se permeiam e se confundem entre si, onde entramos e de onde saímos constantemente sem nos dar conta.

Os objetos-espaços atuam entre o físico, o psicológico, o emocional e o invisível. São intermediários e como tal passam a depositários de possibilidades, poderes e anseios. Pontuam o silêncio. São ações poéticas que existem no vazio entre as continuidades.

Rodrigo Cardoso, 2006

terça-feira, 26 de abril de 2011

Fauna Brasileira Ameaçada

Acabo de receber através do fórum do MONA Cagarras  o "Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação Federais" produzido pelo ICMBio. Um bonito trabalho que mostra a importância de lutarmos pela preservação dos biomas brasileiros.
Agradeço ao Luis (http://www.cagarras.com.br/) por compartilhar o e-mail da Vania Soares Alves do Departamento de Zoologia da faculdade de Biologia da UFRJ.

Aproveitem para ver também o vídeo encaminhado pelo Daniel (daniel101279@yahoo.com.br), falando sobre os riscos que correremos com a aprovação no novo Código Florestal Brasileiro. O novo código, tal como está, abrirá brechas na legislação que permitirão um aumento do desflorestamento com consequências ambientais graves, inclusive no ambiente marinho. O endereço é: http://www.youtube.com/watch?v=p_3tXpu1-IM

Nenhum comentário:

Postar um comentário