Intermediários

Processos, ferramentas e ambientes para objetivos subjetivos

O que é invisível a nós? Que coisas escapam aos cinco sentidos, que estão presentes mas não podem ser definidas? Ou seria a pergunta, o que é o invisível?

Um objeto é comum. Porém quando é portador de um poder, o que passa a ser? Um talismã, uma arma, um instrumento? O poder transforma o objeto em um veículo, uma ferramenta que permite ao seu operador realizar o objetivo proposto. Igualmente, uma área quando designada e delimitada passa a ser o espaço que possibilita o acontecimento do objetivo proposto. E interessam também os espaços de fronteiras pouco definidas, como são os espaços emocionais e espirituais, da mesma forma os dos sonhos e os das fantasias. Espaços estes que são abstratos e impalpáveis, que se permeiam e se confundem entre si, onde entramos e de onde saímos constantemente sem nos dar conta.

Os objetos-espaços atuam entre o físico, o psicológico, o emocional e o invisível. São intermediários e como tal passam a depositários de possibilidades, poderes e anseios. Pontuam o silêncio. São ações poéticas que existem no vazio entre as continuidades.

Rodrigo Cardoso, 2006

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Nosso lixo

Links de seis vídeos sobre lixo postados recentemente no canal do Gilvoneick de Souza José - Rede Ambiente TV / DAMGEMT / APEDEMA RJ


O 1º vídeo intitulado "Lixo nosso de cada dia", é um achado histórico que retrata o antigo aterro de lixo na Marambaia no município de Nova Iguaçu filmado em 1977, onde podemos constatar que a questão dos resíduos sólidos só pioraram no que diz respeito principalmente a questão ambiental. Antes o lixo era descartado a céu aberto e os catadores de materiais recicláveis recolhiam o que podia ser recolhido, agora o mesmo é enterrado e nada é recolhido para ser reciclado. Perde o ambiente onde toneladas de materiais recicláveis são enterrados diariamente e perde os catadores que a cada dia ficam sem matéria prima para desenvolverem suas atividades.

O 2º vídeo intitulado "Bomba de Seropédica", foi produzido pela ADUR UFRRJ - Decanato de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a ONG Quinto Elemento, onde demonstra a atual situação da CTR no município de Nova Iguaçu e as condições de seu enterno, contradizendo tudo o que a empresa responsável pela CTR prega e divulga em seus materiais promocionais. O vídeo ainda faz um apelo em relação a instalação da CTR Santa Rosa no município de Seropédica, que será administrada pela mesma empresa e instalado em cima do Aqüífero Piranema, ignorando toda a legislação Municipal, Estadual e Federal tendo todo o apoio dos atuais representantes do Estado do Rio de Janeiro principalmente do Secretário de Ambiente do Estado o senhor Carlos Minc.

O 3º vídeo intitulado " Enchentes provocadas por lixo nas cidades" foi produzido pela Rede Globo de Televisão, e demonstra um dos problemas que ocasionam as enchentes nas grandes cidades, (o lixo jogado nas ruas).

O 4º vídeo intitulado " Os caminhos do lixo" também produzido pela Rede Globo de Televisão, demonstra os caminhos do lixo, e percorre os grandes centros até ser depositado em Jardim Gramacho no município de Duque de Caxias na Baixada Fluminense.

O 5º vídeo produzido por nós, registra a fala e o entendimento de Marcos Terena articulador dos povos indígenas a nível global sobre a Rio + 20, evento que acorrerá em 2012 no Rio de Janeiro e tem como objetivo avaliar as propostas retiradas na Rio 92 ou ECO 92. Marcos Terena dentre outros fazem parte do Comitê Facilitador da Rio + 20, onde as reuniões acorrem nas instalações do IBASE no centro do Rio de Janeiro.

O 6º vídeo também produzido por nós, registra a fala e o entendimento de Pedro Ivo sobre a Rio + 20, onde ele também faz parte do Comitê Facilitador da Rio + 20. Pedro Ivo esteve por um bom tempo no Ministério do Ambiente, e lamenta não ter acorrido no ano passado a 4ª Conferência do Ambiente e espera que a mesma possa ocorrer este ano com o tema Rio + 20, para que o Brasil possa nivelar e potencializar as discussões socioambientais na Rio + 20 em 2012.

Lixo nosso de cada dia

Bomba de Seropédica

Enchentes provocadas por lixo nas cidades

Os caminhos do lixo

Marcos Terena

Pedro Ivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário