Intermediários

Processos, ferramentas e ambientes para objetivos subjetivos

O que é invisível a nós? Que coisas escapam aos cinco sentidos, que estão presentes mas não podem ser definidas? Ou seria a pergunta, o que é o invisível?

Um objeto é comum. Porém quando é portador de um poder, o que passa a ser? Um talismã, uma arma, um instrumento? O poder transforma o objeto em um veículo, uma ferramenta que permite ao seu operador realizar o objetivo proposto. Igualmente, uma área quando designada e delimitada passa a ser o espaço que possibilita o acontecimento do objetivo proposto. E interessam também os espaços de fronteiras pouco definidas, como são os espaços emocionais e espirituais, da mesma forma os dos sonhos e os das fantasias. Espaços estes que são abstratos e impalpáveis, que se permeiam e se confundem entre si, onde entramos e de onde saímos constantemente sem nos dar conta.

Os objetos-espaços atuam entre o físico, o psicológico, o emocional e o invisível. São intermediários e como tal passam a depositários de possibilidades, poderes e anseios. Pontuam o silêncio. São ações poéticas que existem no vazio entre as continuidades.

Rodrigo Cardoso, 2006

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Caiaques e responsabilidade entre embarcações


E os caiaques?
Os caiaques não são mencionados em qualquer regra e sequer são considerados como verdadeiras embarcações. Diante da lei os caiaques não existem. No mar são praticamente invisíveis. 
O perigo de uma colisão é um risco real para o canoista oceânico. Com a cabeça a 70 centímetros da superfície, deve ter sempre em mente que a probabilidade de ser visto é pequena, principalmente num mar mais formado ou em condições de visibilidade restrita, tipo um nevoeiro. 
Apesar de estar à margem dos regulamentos, para o canoista é importante conhecer as normas de navegação. A utilidade do balizamento de um canal, por exemplo, será ficar fora da área demarcada evitando o trânsito de  grandes embarcações. 
Em conclusão, os praticantes de canoagem oceânica devem ficar fora do caminho e não atrapalhar os outros barcos em todas as circunstâncias. 


Fonte: Navegar é Fácil

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