Intermediários

Processos, ferramentas e ambientes para objetivos subjetivos

O que é invisível a nós? Que coisas escapam aos cinco sentidos, que estão presentes mas não podem ser definidas? Ou seria a pergunta, o que é o invisível?

Um objeto é comum. Porém quando é portador de um poder, o que passa a ser? Um talismã, uma arma, um instrumento? O poder transforma o objeto em um veículo, uma ferramenta que permite ao seu operador realizar o objetivo proposto. Igualmente, uma área quando designada e delimitada passa a ser o espaço que possibilita o acontecimento do objetivo proposto. E interessam também os espaços de fronteiras pouco definidas, como são os espaços emocionais e espirituais, da mesma forma os dos sonhos e os das fantasias. Espaços estes que são abstratos e impalpáveis, que se permeiam e se confundem entre si, onde entramos e de onde saímos constantemente sem nos dar conta.

Os objetos-espaços atuam entre o físico, o psicológico, o emocional e o invisível. São intermediários e como tal passam a depositários de possibilidades, poderes e anseios. Pontuam o silêncio. São ações poéticas que existem no vazio entre as continuidades.

Rodrigo Cardoso, 2006

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Milha Náutica


É a unidade de medida de  distâncias usada em navegação e equivale a 1.852 metros. Esse valor foi obtido dividindo os 40.000 km do perímetro da terra por 360 (porque uma circunferência tem 360°) e depois por 60 (porque 1° tem 60 minutos). 
1 milha náutica = 1 minuto = 40.000 km / 360 / 60  = 1.852 metros.
Para converter de milhas náuticas para quilômetros, basta multiplicar o valor em milhas por 2 e subtrair 10%.
Exemplo: abri um compasso entre dois pontos numa carta, transportei para a escala de latitudes situada nas laterais da carta e vi que marcava 13 minutos, ou 13 milhas náuticas. 13 X 2 = 26 Km - 2,6  (10%) = 23,4 Km. 
Se quiser ser mais preciso, posso somar mais 50 metros para cada milha medida, no caso: 13 X 50 = 650 metros. O valor de 13 milhas será, então, de aproximadamente 24 km.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário